MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

A relação da “Ética e Inovação Social” no Congrega Urcamp 2017

por CLAUDENIR MUNHOZ e AUGUSTHO SOARES

Publicada em 27/10/2017
A relação da “Ética e Inovação Social” no Congrega Urcamp 2017 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A noite de quarta-feira, 25, foi marcada pela conferência da temática do Congrega Urcamp 2017. Com o enfoque em “Ética e Inovação Social”, o doutor em Educação e docente da Universidade Feevale, Gabriel Grabowski, discutiu com os professores, acadêmicos e convidados as diferenças e os conceitos do tema. Segundo o palestrante, a sociedade precisa entender a relação de ética e inovação, pois há uma confusão e dificuldade no esclarecimento desse tema. “A ética é um conjunto de valores. Ela estuda o comportamento da moral”, disse.
Gabriel apontou que, em razão da tecnologia, a sociedade está vivendo isoladamente, mais igualitária. “Para termos inovação é preciso retomar a vida juntos. Retomar práticas de comunicação e vivência social, pois estamos perdendo na modernidade”, comentou.
O docente frisou que a comunidade precisa tomar consciência e evidenciar práticas e buscar a relação direta, presencial com a sociedade. A instituição de ensino, de acordo com ele, pode contribuir com as relações sociais, por meio de projetos de ações e de extensão nas comunidades. “Um processo social de coletividade, envolvendo professores, pesquisadores para aprender. Não aprendemos sozinhos”.
Grabowski enfatizou, também, que “só serei ético se o outro reconhecer isso. A ética é a concepção de valores e a moral é a prática”. Por fim, ele acrescentou que o ensino brasileiro, nas instituições, é visto apenas como “ensino” e não como pesquisa, inovação e tecnologia.

Profissão catador

O Projeto Profissão Catador, realizado pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) foi apresentado durante a noite. A presidente da Fundação Unicruz, Enedina Teixeira e o catador do projeto, Thiago Dias do Nascimento, 26 anos, explanaram detalhes da iniciativa para os ouvintes na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Enedina iniciou a palestra fazendo uma breve explicação sobre a Inatecsocial, incubadora e aceleradora institucional impulsionada através do Profissão Catador que, desde 2015, abrange os projetos institucionais e empreendimentos que visem atuar na área de sustentabilidade. Enedina explicou que a proposta se baseia em criar uma base de apoio e capacitação para os profissionais que trabalham com o recolhimento e separação de resíduos sólidos recicláveis.

A iniciativa surgiu há 11 anos, a partir de uma demanda da comunidade, que se preocupava com a situação de trabalho dos catadores locais, muitas vezes, explorados por empregadores. Hoje, o projeto conta com uma equipe de oito funcionários mobilizados, além do apoio da comunidade local. O trabalho realizado já mostra resultados favoráveis, com aumento de 208% na renda anual dos profissionais da região, também se destacando em todo o Estado, como um dos ganhadores do Prêmio Educação RS 2017.

Seguindo na explanação, Nascimento fez o relato sobre a organização do trabalho dos catadores, que atualmente são estruturados em grupos pertencentes a quatro associações no município de Cruz Alta, além de unidades em Tupanciretã, Ibirubá, Salto do Jacuí e Júlio de Castilhos. O catador conta que trabalha há três anos no projeto. O profissional destaca que, neste período, os profissionais da categoria estão com maior representatividade nas decisões do município e região. “Estamos ganhando um maior reconhecimento da comunidade e do poder público”, destaca.

O Profissão Catador é patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também contando com o apoio de 124 empresas parceiras.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br