MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Curso em Bagé aborda verminose em ruminantes e resistência aos antiparasitários

Publicada em 27/10/2017

A Embrapa Pecuária Sul realiza, de 6 a 10 de novembro, em sua sede, em Bagé, o Curso “Atualização em Técnicas para Detecção da Resistência Parasitária em Nematodas de Ruminantes”. A capacitação vai abordar o problema mundial da resistência dos parasitos aos produtos antiparasitários disponíveis no mercado, tendo como foco o controle da verminose em ruminantes.
Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Alessandro Minho, a verminose é subestimada por diversos produtores, pois os parasitos internos (nematódeos) não são visualizados, como ocorre com os carrapatos. “Por isso o criador de bovinos tende a não dar muita importância para eles. Isso não ocorre com os criadores de ovinos, pois a verminose é a principal doença do rebanho que causa morte de cordeiros e perda de desempenho zootécnico dos animais. Além disso, o problema da resistência ainda é mais grave nos rebanhos ovinos”, destacou Minho.
De acordo com o pesquisador, o curso irá descrever técnicas de laboratório simples, como o teste de redução de OPG (ovos por grama de fezes) para detecção de resistência anti-helmíntica na propriedade (ainda pouco utilizado pelos produtores) e métodos mais avançados, como os testes in vitro e os moleculares que avaliam o DNA dos parasitos. “Também abordaremos raças resistentes aos parasitos e práticas de manejo relacionadas à mitigação da resistência na propriedade”, completou Minho.
O curso tem como público-alvo médicos veterinários, técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e estudantes de graduação ou pós-graduação. As inscrições têm valor de R$ 100 e podem ser realizadas no Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Pecuária Sul. O interessado deve enviar e-mail para pecuaria-sul.eventos@embrapa.br solicitando a ficha de inscrição. As orientações para pagamento serão dadas logo depois do envio da ficha preenchida. A programação completa do evento pode ser acessada no site da Embrapa Pecuária Sul.

Serviço

O que: curso “Atualização em Técnicas para Detecção da Resistência Parasitária em Nematodas de Ruminantes”;
Onde: na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (BR 153–km 632,9);
Quando: 6 a 10 de novembro;
Número de vagas: 20 a 25;
Valor: R$ 100;
Inscrições: enviar e-mail para o endereço pecuaria-sul.eventos@embrapa.br e solicitar a ficha de inscrição.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br