MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hospital Universitário inaugura Ambulatório de Mastologia para pacientes do SUS

Publicada em 27/10/2017
Hospital Universitário inaugura Ambulatório de Mastologia para pacientes do SUS | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura será utilizada para atendimento de pacientes com patologia mamária benigna

No mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o chamado Outubro Rosa, o Hospital Universitário Doutor Mário Araújo (HU), mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat-Urcamp), inaugurou o Ambulatório Regional de Mastologia, para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com patologia mamária benigna. Para manter mais esse serviço, os diretores do HU, Henry Ritta e Rafael Ribeiro, pleitearam um repasse mensal junto ao governo estadual. O recurso também será utilizado para ampliar os atendimentos.
O mastologista e secretário municipal de Saúde, Mário Mena Kalil, é o médico responsável pelo atendimento das pacientes. Segundo ele, o ambulatório direciona o atendimento e tem a missão de educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada, visando a importância da detecção precoce, aumentando as chances de cura do câncer de mama. “Estamos muito felizes, pois esse novo ambulatório possibilita diagnosticarmos previamente o câncer de mama”, enfatiza.
Mena fala que a estrutura permite que as pacientes com cistos ou tumores benignos também tenham a oportunidade de passar por uma consulta com médico especialista. “A iniciativa amplia o acesso a toda população de Bagé e região e foi essa complexidade no atendimento que determinou a organização desta nova unidade”, esclarece.
As consultas no ambulatório são agendadas via Unidade Básica de Saúde (UBS), através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). De acordo com o mastologista, as pacientes com suspeita de tumor maligno, são encaminhadas ao Centro Integrado de Oncologia e Mama (Ciom), de competência do governo estadual, através da Santa Casa de Caridade, onde começa o processo de exames de análise da patologia.
“Sabemos que o câncer de mama é uma doença grave, mas as chances de cura são grandes quando há o diagnóstico e tratamento nas fases iniciais, além de ser o tratamento menos agressivo para a paciente. Abraçamos essa causa para que mais mulheres tenham acesso à informação, que façam os exames clínicos e a mamografia, além de ter o atendimento médico adequado”, afirma o médico e diretor do HU.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br