ANO: 25 | Nº: 6335
28/10/2017 Cidade

De São Paulo para o Congrega

Foto: Murilo Alves

Rita elogiou a organização do evento
Rita elogiou a organização do evento

Na manhã do dia 27, o Congrega Urcamp recebeu a visita da  professora Rita Couto, da universidade Uninove, de São Paulo, que esteve em Bagé para realizar um minicurso no evento, cujo tema proposto foi “Como se faz o leitor: problema da leitura nos dias de hoje”. O assunto trata de uma realidade existente, que a professora ressalta “vários dados apontam o déficit na leitura dos brasileiros. Trabalho a 30 anos em universidade, portanto vivencio a falta que a literatura faz. Muitos professores não acreditam no hábito de ler, por isso acabam não incentivando”.

 Ela conta sobre a realização de pesquisas baseadas nos índices liberados pela universidade de Harvard, que apontam números altos de crianças, com menos de oito anos, necessitando de terapias para se desvincular do uso excessivo de aparelhos tecnológicos.

 Mesmo com a era digital inovando cada vez mais, Rita continua acreditando no poder de um livro, dizendo que para a evolução e o seguimento da cultura  literária, é necessário unir sociedade, estado e família em uma força-tarefa. “Precisamos engajar literatura em cada evento, produzir projetos voltados às festas literárias entre outras inúmeras inovações, pois se faz  necessário cada vez mais reforçar o quão importante é adquirir este hábito. A tecnologia dispersa, já a leitura, concentra”, explica a docente.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...