ANO: 25 | Nº: 6282
28/10/2017 Cidade

Mostra do Dia Internacional da Animação acontece neste sábado

Foto: Antônio Rocha

Estudantes da rede municipal assistem à mostra infantil
Estudantes da rede municipal assistem à mostra infantil

Para comemorar os 100 anos da Animação Brasileira, a 14ª mostra de curtas-metragens do Dia Internacional da Animação, neste sábado, destacará as produções nacionais históricas e da atualidade. O evento ocorrerá simultaneamente em centenas de cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a partir das 19h30min. Em Bagé, a mostra acontece no Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, onde será dividida em duas sessões de 60 minutos, uma formada por filmes atuais e outra composta por produções históricas.
Organizado pela Associação Brasileira do Cinema de Animação (ABCA), o festival é o maior evento simultâneo de animação no Brasil. A programação bajeense conta com a produção da Companhia de Comédias Bufões da Rainha e com o apoio da Associação Pró-Santa Thereza.
De acordo com o diretor da companhia e coordenador local do projeto, Sávio Machado, a exibição de curtas tem como objetivo principal apresentar para o público uma nova perspectiva sobre animação e valorizar o trabalho dos profissionais desta área. A entrada é franca, porém o espaço só tem cem cadeiras.
Machado pede que os interessados cheguem ao local com antecedência, para obterem mais conforto, sugerindo que utilizem o tempo para um momento de confraternização entre amigos e família.

Mostra infantil
Para comemorar o mês das crianças, juntamente à mostra principal, o evento também contou com uma mostra infantil para as escolas municipais. Realizadas nas tardes de quarta e sexta-feira, as exposições contaram com exibição de sete curtas, em sessões diárias de 60 minutos para grupos formados por três escolas municipais de Ensino Fundamental, sendo elas: Kalil A Kalil, Reny Collares e Professor Miranda; Fued Kalil, Peri Coronel e Téo Obino; João Severiano da Fonseca, Antenor Gonçalves Pereira e João Thiago do Patrocínio.

Programação deste sábado

Exibição nacional
Caminho dos Gigantes
Direção: Alois Di Leo
Space Scape
Direção: Bruno Monteiro
Sayounara
Direção: Débora Mini
Cara, qual vai ser o nome da nossa animação?
Direção: Júlia de Macedo Nicolescu
Plantae
Direção: Guilherme Gehr
O Violeiro Fantasma
Direção: Wesley Rodrigues
Cartas
Direção: David Mussel
O Mal
Direção: Carlon Hardt
O Projeto Do Meu Pai
Direção: Rosaria

Mostra hstórica
As Aventuras de Virgulino
Direção: Luiz Sá (1930)
Frivolitá
Direção: Luiz Seel (1930)
O Átomo do Brincalhão
Direção: Roberto Miller (1961)
Faz Mal
Direção: Stil (1979) – 5 min
Precipitação
Direção: Marcos Magalhães (1983)
Noturno
Direção: Aída Queiroz (1986)
Informística
Direção: César Coelho (1986)
Treiler
Direção: Otto Guerra, José Maia e Lancat Motta (1986)
Uma Saída Política
Direção: Arnaldo Galvão (1990)
Cuidando, dá Linha,
Direção: Núcleo de Animação de Campinas (1997)
Reanimando o Kaiser (reconstituição / releitura coletiva do filme de 1917, de Seth, considerado a primeira animação brasileira)

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...