MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Seminário discute saúde da população negra

Publicada em 28/10/2017
Seminário discute saúde da população negra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Visando ampliar o debate sobre a anemia falciforme e outras doenças predominantes na população negra, além de fortalecer as estratégias de combate ao racismo institucional, o seminário “Política Integral de Saúde da População Negra” aconteceu na sexta-feira, no salão nobre da Prefeitura de Bagé.
Realizado desde 2013, pelo Grupo Identidade das Faculdades EST, o evento em Bagé é uma iniciativa da Pastoral Afro-Brasileira em parceria com o Executivo Municipal e apoiado pela Associação Gaúcha de Doença Falciforme (Agafal).
Segundo a coordenadora do Grupo Identidade, Selenir Gonçalves Kronbauer, a iniciativa pretende atualizar o público geral e os profissionais da saúde municipal sobre a situação atual da saúde da população negra, além de explicar as consequências geradas pela falta de uma estrutura para atendimento específico a este grupo.
Selenir conta que o encontro já aconteceu em 12 municípios do estado e obteve resultados favoráveis, com o apoio das prefeituras locais para ampliar os serviços voltados para a população negra. A coordenadora acredita que o evento também trará benefícios para a saúde em Bagé.
O acontecimento iniciou às 9h30min, com a apresentação de um painel com o panorama das ações no município para a saúde da população negra. Em seguida, o bacharel em Direito e militante da Comissão Permanente de Combate ao Racismo Institucional do Ministério da Saúde, Stênio Dias Pinto, palestrou sobre o “Racismo Institucional como Determinante e Condicionante Racial: Fator de Desigualdade e Violência”.
Pela tarde, a presidente da Associação Gaúcha de Doença Falciforme (Agafal), Neusa Carvalho, falou sobre a Anemia Falciforme e demais especificidades da saúde da população negra. Neusa revela que entrou na luta contra a anemia falciforme após seu filho, hoje com 31 anos, ser diagnosticado com a doença, aos três anos.
A palestrante conta que a anemia falciforme é a doença genética com maior número de incidências no mundo, também sendo uma das mais comuns no Brasil. É caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos, tornando-os parecidos com uma foice. Essas células têm sua membrana alterada e se rompem mais facilmente, causando anemia e dores no corpo.
Atualmente, a enfermidade não tem cura, mas o tratamento especializado pode dar uma vida normal aos pacientes. Desde 1999, o diagnóstico da doença está inserido no teste do pezinho, que proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias (doenças que afetam a hemoglobina).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br