ANO: 25 | Nº: 6437
28/10/2017 Cidade

Sine de Bagé contabiliza 350 atendimentos para EmpregarRS 2017

Foto: Tiago Rolim de Moura

Candidatos disputam 54 vagas
Candidatos disputam 54 vagas

A quarta edição do EmpregarRS atraiu 350 pessoas para a agência FGTAS/Sine de Bagé, na sexta-feira. Com atendimento exclusivo para intermediação de mão de obra, o mutirão aconteceu das 9h às 16h, contabilizando 139 encaminhamentos. Porém, conforme relatos da equipe da agência, a fila já ganhava forma na tarde do dia anterior.
O EmpregarRS foi realizado em todas as agências FGTAS/Sine do Estado, com o objetivo de inserir trabalhadores no mercado. Segundo o coordenador da agência de Bagé, Marcelo Nalério, a equipe conseguiu o apoio de 29 empresas locais, que ofereceram 54 vagas de emprego, sendo que três eram destinadas para pessoas com deficiência.
O coordenador salienta que o trabalho no evento lhe proporcionou conhecer mais a realidade dos empresários e trabalhadores desempregados da região, mostrando que a agência tem capacidade para realizar o seu trabalho, mas ainda tem muito a aprimorar. Nalério também revela que vagas não foram preenchidas, e estarão disponíveis na segunda-feira.
A administradora da agência local do FGTAS/Sine, Michele Boschmann, conta que embora a edição de 2015 tenha recebido um maior número de vagas, o evento deste ano se destacou pela diversidade dos postos de trabalho, tendo oportunidades para empresas de diversos setores, como restaurantes, confeitarias, supermercados, mecânicas, companhias de contabilidade, construção civil e empreendimentos da zona rural.
A ação também se destacou pela diversidade no nível de escolaridade exigido pelas empresas, tendo oportunidades para trabalhadores com formação nos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior, porém, a maioria exigindo experiência.
Entre os candidatos às vagas estava José Maria Lemos Gonçalves, 56 anos, que se encontra sem emprego a cerca de um ano e meio, quando a empresa onde trabalhava como vigilante demitiu todos os funcionários com mais de 10 anos de serviço. O candidato revela que chegou na fila do evento às 7h, quando os funcionários da agência distribuíram café para todos que ali estavam.
Os amigos Gabriel Modesto e Thiarle dos Santos, ambos com 21 anos, também compareceram ao evento. Os candidatos, há mais de um ano sem emprego, contam que souberam do evento por meio de conhecidos e decidiram aproveitar a oportunidade, mesmo sabendo da grande concorrência.

Entrevistas
Algumas empresas se disponibilizaram a fazer entrevistas no local. A rede de Supermercados Peruzzo foi representada pela profissional de recursos humanos, Silvana Couto, que atendeu sete pessoas no período da manhã. Silvana explica que os currículos serão levados para a empresa e alguns poderão ser empregados para sua área de atuação.


Instituições parceiras

Na ocasião, uma equipe representando o curso de Psicologia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) ofereceu uma minipalestra sobre como se comportar em entrevistas de emprego.
O grupo formado pela professora Aline Silveira, pela psicóloga Mayra Osório, 25 anos, e pelo acadêmico Elisandro Freitas, 33 anos, também realizou um atendimento especial para tirar dúvidas sobre a construção do currículo e postura pessoal na entrevista.
Enquanto esperavam, os candidatos também tiveram a opção de fazer a verificação de pressão e exame de glicose, realizados pelo curso de enfermagem do Senac. O Capacitar Escola Técnica também se fez presente no evento, com uma banca de exposição dos seus cursos.


Resultado estadual

O EmpregarRS contabilizou 6.390 atendimentos e encaminhou 4.104 trabalhadores para oportunidades de emprego. Entre 70 agências FGTAS/Sine, as que mais atenderam trabalhadores foram Porto Alegre (698), Santa Maria (274), Pelotas (260), Guaíba (258) e Passo Fundo (228). Nas últimas três edições do EmpregarRS, foram atendidos 56.343 trabalhadores em todo o Estado.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...