ANO: 25 | Nº: 6209
30/10/2017 Cidade

Dia Internacional da Animação celebra primeiro centenário de produção brasileira

Foto: Tiago Rolim de Moura

Último dia da programação fez resgate histórico das produções brasileiras
Último dia da programação fez resgate histórico das produções brasileiras

O sábado foi dedicado a celebrar o primeiro século da animação brasileira, durante as atividades da 14ª Mostra de Curtas-Metragens do Dia Internacional da Animação. Em Bagé, o evento contou com a Mostra Histórica e a Mostra Nacional de Animação, realizada no Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza.
As exibições da noite foram abertas com 10 filmes, produzidos entre a década de 1930 até os anos 2000. O 11º da lista é um resgate histórico da primeira animação brasileira, O Kaiser, realizado em 1917. A partir de apenas um fotograma do filme, a única que sobrou de sua história, mestres do segmento no país 'reconstruíram' a obra na produção 'Reanimando o Kaiser', a partir de seus pontos de vista, utilizando várias técnicas de animação existentes hoje.
O coordenador do evento, em Bagé, Sávio Machado, relembrou que ainda dentro das atividades do Dia Internacional da Animação, diversas exibições foram feitas em escolas municipais. Para ele, os filmes escolhidos para essa etapa do projeto conseguiram seu intuito: o despertar da consciência ambiental e social.
O evento ocorreu simultaneamente em várias cidades do País, através da atividade organizada pela Associação Brasileira do Cinema de Animação (ABCA).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...