ANO: 25 | Nº: 6260
31/10/2017 Cidade

Primeiro Encontro Riograndense de História Militar tem programação intensa hoje

Foto: Ivan Pinheiro/Especial JM

Encontro reuniu civis e militares interessados em história
Encontro reuniu civis e militares interessados em história

Teve início no final da tarde de ontem, o primeiro Encontro Riograndense de História Militar, no salão nobre da Prefeitura de Bagé. O evento é pioneiro no Estado e busca exaltar o potencial histórico e cultural do Rio Grande do Sul através de palestras e seminários.
O coordenador geral do evento é o historiador Gustavo Andrade, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele conta que a expectativa é de que os dois dias do evento contem com cerca de 120 participantes, não apenas historiadores e estudantes, mas também militares e civis interessados nos assuntos.
As palestras contam com 12 palestrantes, entre civis e militares. O encontro terá suas temáticas divididas entre três épocas históricas da atuação do Exército: o período colonial, imperial e a República.
Entre os apoiadores do evento, se destacam o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, Núcleo de Pesquisas Históricas Regional da Universidade Federal de Pelotas, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Academia de História Militar Terrestre do Brasil.


Programação

- 9h às 10h15min: Mesa redonda “Brasil Império (1ª Parte) – A Guarda Nacional e o Exército brasileiro, com a participação do Dr. André Fértig (UFSM) e Dr. José Iran Ribeiro (UFSM), com mediação do coronel José Antônio da Silva Marques;
- 14h às 16h30min: Mesa redonda “Brasil República (1ª Parte) – O Estado Brasileiro, suas estratégias militares frente aos desafios do século XX e XXI, com a participação do professor Me. Günter R. Mros (Relações Internacionais/PPGH UFSM) e Dr. José Miguel Árias Neto (UEL), com mediação do Prof. Dr. Ianko Bett (Museu Militar do CMS);
- 16h45min às 18h30min: Mesa redonda “Brasil República (2ª parte)”, com participação de Luiz Ernani Giorgis Caminha (IHGRS/AHMTB), general de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes (3ª BDA. C Mec), com mediação da Me. Clarisse Santiago.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...