MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Militares que participaram de missão no Haiti são homenageados pelo Exército

Publicada em 01/11/2017
Militares que participaram de missão no Haiti são homenageados pelo Exército | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Soldados entoam hinos e desfilam pelo quartel

A 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou, ontem, uma formatura em comemoração ao término da Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) para Estabilização do Haiti (Minustah), que iniciou em 2004. A solenidade aconteceu no 25º Grupo de Artilharia de Campanha e contou com a participação de várias autoridades.
O general da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), José Ricardo Vendramin Nunes, destacou que a missão encerrou no dia 31 de agosto, após 13 anos de atuação brasileira. Segundo o general, 37 mil militares participaram durante este período. Houve a morte de 24 militares brasileiros, 18 deles no terremoto registrado em 2010, que deixou mais de 200 mil mortos no país.
O comandante salientou que unidades militares do país estão prestando homenagem aos Boinas Azuis. A denominação é devido ao fato de que essas tropas utilizam, como cobertura (nome que se dá, militarmente, aos chapéus, bonés, boinas e capacetes) na cor azul, a mesma da bandeira da ONU. Durante a formatura, participaram 720 militares, sendo 50 da missão do Haiti. No encerramento da atividade, os militares cantaram o hino da Artilharia e posteriormente fizeram um desfile pela unidade.


Missão histórica

A Minustah foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU, após a queda do então presidente Jean-Bertrand Aristides, que resultou no princípio de uma guerra civil. O Brasil contribuiu com o maior contingente: mais de 37 mil militares participaram da operação de estabilização do país. As unidades de Bagé também contribuíram com efetivos.
Os maiores desafios enfrentados pela tropa brasileira foram a pacificação de Cité Soleil, no início da missão, além da atuação nos episódios do terremoto de 2010 e do Furacão Matthew, em 2016. A Minustah também contou também com militares da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Filipinas, Guatemala, Indonésia, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Sri Lanka e Uruguai.


Novo convite

Vendramin salienta que o Brasil recebeu convite para participar de outras missões de paz da ONU, e que possivelmente deverá ir para a República Centro-Africana, a partir do próximo ano.
Com 5,2 milhões de habitantes, o país, considerado um dos mais pobres do mundo, enfrenta combates entres grupos guerrilheiros cristãos e o governo muçulmano.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br