MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Professores da rede estadual decidem manter greve

Publicada em 01/11/2017
Professores da rede estadual decidem manter greve | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Categoria se mantém mobilizada e irá apresentar propostas ao Estado

Em greve desde o dia 5 de setembro, os professores da rede estadual se reuniram em assembleia, ontem, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, para avaliar as propostas apresentadas pelo governo do Estado na segunda-feira. Os educadores decidiram manter a paralisação porque não aceitaram as 'imposições para cumprir o pagamento integral dos salários’.
O Estado se comprometeu em assumir o compromisso de fazer o pagamento integral da folha no último dia do mês, a partir de dezembro de 2017, somente se houver crescimento econômico nos próximos meses; conseguir a venda do excedente do controle acionário do Banrisul e a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, com o governo federal.
Der acordo com diretora do 17º Núcleo do Cpers Sindicato, Delcimar Delabary Vieira, na avaliação da assembleia, sobre as propostas apresentadas pelo governo, apenas o compromisso em retirar a Proposta de Emenda Constitucional nº 257/2016, que propunha revogar o artigo 35 da Constituição Estadual, acabando com a obrigatoriedade de pagar em dia os salários e o 13º dos servidores, favorece a categoria. Delcimar afirma que o governo do Estado quer que os professores avalizem a vendas dos bens públicos e a categoria é contra.
Segundo a diretora, serão realizadas assembleias diretamente nos núcleos, para a elaboração de novas propostas, que serão apresentadas ao governo. Delcimar informa que nos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra e Aceguá, abrangidos pelo 17º Núcleo do Cpers, a paralisação é parcial e atinge cerca de 30% da categoria. A 13ª Coordenadoria Regional da Educação (13ª CRE) não divulgou balanço oficial sobre a paralisação.
A principal reivindicação é o pagamento dos salários do funcionalismo em dia. Desde fevereiro de 2016, os servidores vinham recebendo de forma fatiada e consecutiva. Em outubro deste ano, o governo passou a escalonar os pagamentos, garantindo primeiro os vencimentos daqueles que recebem até R$ 2 mil.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br