ANO: 25 | Nº: 6458
02/11/2017 Cidade

Programa Gaúcho do Artesanato promove seminário em Bagé

Foto: Divulgação

Encontro tratou sobre mobilização para o evento
Encontro tratou sobre mobilização para o evento

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), através da Agência Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Bagé, promove o seminário regional 'Artesão em Foco'. A atividade será realizada no dia 22, a partir das 8h30min, no auditório do Palacete Pedro Osório. O encontro é o sexto realizado no Estado e tem como objetivo discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção. A realização do evento está prevista no Acordo de Resultados 2017.
De acordo com o coordenador da agência do FGTAS/Sine de Bagé, Marcelo Nalério, na manhã de quarta-feira foi realizada uma reunião para tratar do encontro. Ele conta que participaram representantes das duas associações de artesãos que atuam no município, Câmara de Vereadores de Bagé, Prefeitura de Aceguá e Emater.
Nalério informa que o seminário é regional e abrange em torno de 2,5 mil artesãos que atuam nos municípios de Bagé, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Caçapava do Sul, Piratini, Lavras do Sul e Dom Pedrito. Ele salienta que as fichas de inscrição estarão disponíveis no Sine e na Emater regional.
Segundo o coordenador do PGA em Bagé, Paulo Goreti Moura, o programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.
Moura ressalta que o PGA também é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. “Durante o seminário haverá renovações de carteira sem bônus para o artesão”, informa.
No dia 16 de novembro haverá novo encontro para definir a programação do evento. O seminário irá contar com a coordenadora estadual do PGA, Marlene Garcia.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...