MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Uma relação desequilibrada

Publicada em 02/11/2017

As cidades lideram os investimentos em cultura. É o que revela um estudo divulgado, recentemente, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Apenas em 2016, de acordo com o levantamento da representação municipalista, 61% dos recursos foram desembolsados pelas prefeituras. Os estados responderam por 25%. A União, que detém o maior orçamento, respondeu por apenas 14%. Os dados comprovam, aliás, que esta não é uma prioridade para o Planalto.
Pouco mais de R$ 13 bilhões foram investidos, em 2016, em cultura. O volume supera os investimentos de 2015, quando as prefeituras também lideraram o ranking de entes que mais investiram no setor. O Sistema Nacional de Cultura, como bem observa a CNM, prevê a ampliação progressiva de recursos contidos nos orçamentos públicos para a área. Ocorre que, desde 2013, o cenário, no tocante à União, é justamente o oposto. E as projeções não são positivas.
Os gastos associados ao Ministério da Cultura, nos últimos seis anos, representam apenas 0,08% do orçamento da União. O cenário não vai mudar, em 2018, tendo em vista que o planejamento do governo federal estima uma queda de 10,5% dos recursos que serão destinados à pasta. As leis de incentivo, neste contexto, representam uma alternativa para as prefeituras. A saída, porém, passa inevitavelmente pela revisão do modelo de custeio, para equilibrar a relação de investimentos.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br