MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Censo agropecuário atinge 13,3% na região

Publicada em 04/11/2017
Censo agropecuário atinge 13,3% na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Coleta é totalmente digital e demora em torno de 45 minutos

Desde o início de outubro, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão realizando o censo agropecuário 2017. A pesquisa irá abranger cerca de cinco milhões de estabelecimentos no País e, aproximadamente, 11.755 na região, composta por nove municípios.
De acordo com a coordenadora de subárea do IBGE Bagé, Laiane Lopes, o censo está sendo realizado nos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista. Nesses locais, em um mês, foram visitados 1.566 propriedades, cerca de 13,3% dos estabelecimentos.
Ainda segundo a coordenadora, o número está um pouco abaixo do esperado, devido às chuvas que bloquearam algumas estradas do interior. “A pesquisa deve ser finalizada em cinco meses e, no País, cerca de um milhão de estabelecimentos já foram visitados”, comenta.
A estimativa, para Bagé, que conta com seis recenseadores, é visitar 1.383 estabelecimentos. Em Aceguá e Candiota, quatro pessoas estão realizando a pesquisa, que deve abranger 761 e 525 propriedades, respectivamente. Hulha Negra conta com cinco recenseadores para 834 estabelecimentos.
Laiane explica que o IBGE considera estabelecimento agropecuário toda a propriedade que tiver pecuária, agricultura, silvicultura ou aquicultura e a venda dos produtos sirva para a sobrevivência da família. A coordenadora conta que a pesquisa tem o objetivo de identificar as mudanças no perfil da agropecuária no País. “Alguns pequenos produtores deixaram de ser estabelecimentos porque a família está vivendo de outras rendas”, disse.


Questionamentos

A coordenadora informa que a coleta é totalmente digital, por meio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que rodam um aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE. O questionário tem perguntas sobre a área plantada, colheita, venda, preço médio, além da receita e despesa e formas de plantio. “Leva em torno de 45 minutos para cada estabelecimento”, conta.
Após terminar a entrevista com os proprietários dos estabelecimentos rurais, o recenseador envia o questionário com as informações do estabelecimento que visitou. Os dados são checados pelos agentes censitários supervisores e ou regionais, que verificam a consistência das informações.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br