MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Encuentro de Ganaderos discutiu produção sustentável no Pampa

Publicada em 04/11/2017

A Alianza del Pastizal, em parceria com diversas instituições, promoveu, no final de outubro, em Ciudad de Encarnación, no Paraguai, o 11º Encuentro de Ganaderos de Pastizales Naturales del Cono Sur de Sudamérica. O evento, que tem como objetivo debater temas importantes relacionados à produção pecuária sustentável nos campos nativos do Pampa, chegou à sua 11ª edição reunindo produtores, técnicos e pesquisadores dos quatro países onde o bioma está presente: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Neste ano, uma das palestras aborda o tema Gases de Efeito Estufa na produção de carne no Pampa gaúcho. Ministrada pela pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, Cristina Genro, a conferência abordou resultados de pesquisa que demonstram os níveis de emissão de metano por bovinos de corte no bioma Pampa, bem inferiores do que aqueles geralmente divulgados por organismos internacionais. Durante um ano, a Embrapa Pecuária Sul mediu as emissões do gás em novilhos da raça Hereford submetidos a diferentes níveis de intensificação em pastagens naturais do Pampa. Segundo os resultados preliminares, as emissões de metano foram até 43% menores do que estimativas feitas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) para a pecuária brasileira.
“O tema Mudanças climáticas, e dentro dela os gases de efeito estufa (GEE), vem sendo discutido e temido pelos produtores de bovinos de corte, porque a mídia e as simulações apresentadas por organismos internacionais, como o IPCC, que regula as emissões globais de GEE, apresentam a pecuária como uma vilã, ou seja, uma grande emissora de GEE. Nossas pesquisas demonstram que os animais terminados em pastagens naturais bem manejadas, além de emitir menos metano, acumulam bastante carbono, prestando assim, um importante serviço ecossistêmico”, destacou Genro.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br