MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Milhares de bajeenses lotaram necrópoles da cidade no Dia de Finados

Publicada em 04/11/2017
Milhares de bajeenses lotaram necrópoles da cidade no Dia de Finados | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Familiares relembraram entes falecidos na quinta-feira ensolarada

O Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé abriga inúmeras histórias e muita saudade. A última quinta-feira, Dia de Finados, foi movimentada no local, já que milhares de bajeenses foram às necrópoles para homenagear os entes falecidos. O tempo ajudou e já nas primeiras horas da manhã a movimentação teve início.
Delma Ribeiro Vieira, 66 anos, foi até o cemitério da Santa Casa relembrar os momentos passados junto à mãe e o irmão, ambos sepultados no local. Ela conta que esteve no cemitério dias antes a fim de limpar o jazigo onde repousam os restos mortais dos familiares. Na quinta-feira, 2, enquanto outras famílias aproveitavam o momento para a limpeza de túmulos e lápides, ela orava por seus entes.
A idosa relata que busca sempre visitar o cemitério em datas especiais, como aniversários, Dia das Mães e Dia dos Pais. Mas é no Dia de Finados que realiza a visita mais tradicional. “Venho para matar a saudade. É uma obrigação que temos também. A geração mais nova já não tem essa tradição, mas eu acho importante cultivar e vir homenagear quem já se foi”, disse.

Personagens célebres
Em todas as necrópoles, sempre existem personagens célebres, seja pelo reconhecimento da importância histórica ou por apelo popular. Bagé não é diferente e também possui um túmulo que congrega várias pessoas de diversas religiões e perfis. O túmulo de Maximiliano Domingos do Espírito Santo é um desses locais.
Conhecido como Preto Caxias e Mão Preta, foi um enfermeiro conhecido pelo seu trabalho de cuidado aos pobres na cidade. Sempre na data de Finados, é o túmulo mais visitado pelos bajeenses, que o cobrem de flores e placas, em agradecimento às graças alcançadas.
Em silêncio, Pedro Lucas Saraiva, 64 anos, depositou flores no jazigo, enquanto orava. Questionado sobre a ação, ele explica que nutre apreço pela história do benemérito. Há muitos anos, aproveita a visita aos túmulos dos familiares para trazer à lembrança a história do personagem e homenageá-lo com orações e flores. “Nunca pedi nada para ele. Venho há muitos anos, mais por voto mesmo, porque gosto da história dele”, comenta.
Mais de 170 anos após sua morte, a história do herói Farroupilha Antônio de Sousa Neto, o General Neto, ainda está viva na memória dos gaúchos. Prova disso são as placas de reconhecimento a sua importância histórica, instaladas no jazigo dele, no coração do Cemitério da Santa Casa. Outro sinal, mais recente, foi a faixa vermelha, cor símbolo dos farroupilhas, colocada por uma admiradora junto a seu túmulo com a seguinte nota “Reconhecimento de uma piratiniense”.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br