MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Pense Leve: grupo de emagrecimento

Publicada em 06/11/2017
Pense Leve: grupo de emagrecimento | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O Ministério da Saúde divulgou, neste ano, dados que revelam o aumento da obesidade no Brasil. Segundo o levantamento, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9% em 2016.
Os números fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, realizada em todas as capitais brasileiras. O crescimento da obesidade também pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão. As doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida e podem matar.
O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão, no mesmo período, saiu de 22,5% para 25,7%. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.
A pesquisa também mostra a mudança nos hábitos alimentares da população. Os brasileiros estão consumindo menos ingredientes considerados básicos e tradicionais. O consumo regular de feijão diminuiu 67,5%, em 2012, para 61,3%, em 2016.
Apenas um entre três adultos consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana. Esse quadro mostra a transição alimentar no Brasil, que antes era a desnutrição e agora está entre os países que apresentam altas prevalências de obesidade.
Nesta edição, a farmacêutica Sofia Gomes e a nutricionista Cirília Camejo, em comemoração aos 15 anos da Farmácia Flor de Lótus, irão apresentar o projeto Pense Leve – Grupo de emagrecimento gratuito, para auxiliar a diminuir os números agravantes de obesidade no País.

Objetivo e funcionamento do projeto
O objetivo do projeto é oferecer, de forma gratuita, avaliação nutricional, conhecimento e orientação profissional, através de palestras quinzenais sobre hábitos de vida e alimentação saudável. As atividades serão realizadas por profissionais de diferentes áreas (nutricionista, médicos, psicóloga, farmacêutico e educador físico).
De acordo com a farmacêutica Sofia Gomes, já foram selecionados 15 pessoas para participar do projeto. “Acreditamos que nesta semana iremos começar o grupo. Tivemos cerca de 140 inscritos e escolhemos aqueles com mais problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, causadas pela obesidade, além de priorizar pessoas que realmente necessitam deste serviço”, completa.
As palestras serão ministradas na Clínica CTSul, que é um dos parceiros do projeto, além da academia Ciamex, loja de produtos naturais Saúde Total e Jornal MINUANO. “Escolhemos 15 pessoas pelo número de anos da farmácia Flór de Lótus”, conta a farmacêutica.
A nutricionista Cirília Camejo explica que será realizado todo o acompanhamento dos participantes, verificando medicações utilizadas e os horários. “Iremos dar dicas para todos os participantes e contaremos tudo junto. Por exemplo, se perderem 30 quilos em uma semana, será o somatório de todos os participantes, para motivar a seguir e não menosprezar quem perdeu menos que outros. Será uma dieta de pontos. Irei orientar como cada alimento funciona no organismo e quanto valem”, completa.
Cirília esclarece que vai ver os exames de cada um e medi-los. “O objetivo é orientar para que continuem mesmo depois dos dois meses de projeto, para que sigam contando os pontos e vendo como estão se saindo”, destaca.
Os parceiros irão oferecer descontos para os participantes. “A academia irá oferecer 15 vagas, sendo cinco em cada turno do dia, com 50% de desconto. A loja Saúde Total irá ofertar descontos e todos os encontros terão coffee break com produtos naturais”, informa a farmacêutica da Flor de Lótus.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br