ANO: 26 | Nº: 6558
06/11/2017 Cidade

Primeira etapa do Enem contou com mais de 5 mil candidatos

Foto: Antônio Rocha

O primeiro dia do Enem 2017 começou às 13h deste domingo. O tema da prova de redação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e tratou sobre os "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Os portões foram abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começaram 30 minutos após o fechamento dos portões. Nesta primeira etapa, foram aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5 horas e 30 minutos de duração. Cerca de 5,1 mil candidatos estavam inscritos em Bagé.
A oportunidade de ingressar em um curso de Gastronomia foi o que moveu Danrlei Cougo de Azambuja, 24 anos, a realizar a prova. O jovem, que trabalha como estagiário em um órgão público, contou que a mãe é cozinheira e o pai padeiro, e que ele herdou o dom da família. “Quero o conhecimento e por isso me preparei para o exame”, disse. 

Amanda Chagas, 23 anos, cursa Educação Física em Pelotas e para poder trocar de município decidiu prestar outra prova. “Quero ir para Santa Maria ficar mais perto da família e do meu noivo”, disse. Já Letícia Pacheco, 25 anos, tenta o ingresso em uma faculdade de Medicina. A jovem prestou o exame pela terceira vez e salientou que este ano se dedicou muito para conseguir a vaga. “Estava cursando Engenharia Química, mas meu sonho é a Medicina”, almejou.


A reportagem do Jornal MINUANO cobriu a aplicação de provas no campus esportivo e central da Urcamp, na Unipampa, nas escolas estaduais Justino Costa Quintana, Carlos Kluwe e Waldemar Amoretti Machado, e no Colégio Espírito Santo. 

Segunda etapa

No próximo domingo, dia 12, vão ser realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. O tempo de duração da prova será de 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...