MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Programa que privilegia área da segurança em Aceguá recebe parecer favorável

Publicada em 06/11/2017
Programa que privilegia área da segurança em Aceguá recebe parecer favorável | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município será beneficiado com aprovação da proposta

O deputado federal Edson Moreira, do PR de Minas Gerais, apresentou parecer favorável ao projeto de lei que cria o Programa Nacional de Combate Local a Crimes Federais, proposto pelo , do PT do Acre. A posição sobre a matéria, que prioriza investimentos em municípios da faixa de fronteira, a exemplo de Aceguá, está pronta para a pauta na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. A redação ainda será avaliada pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão e Constituição e Justiça e de Cidadania.
A proposta abre caminho para o custeio de despesas com efetivo de segurança em cidades-gêmeas, incluindo Aceguá (Brasil) e Aceguá (Uruguai), Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión, Rivera e Santana do Livramento, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, alterando as regras do Fundo Nacional de Segurança Pública, criado em 2001. O texto determina, basicamente, a compensação, por parte da União, aos estados que utilizarem seus recursos no combate a crimes de competência federal.
O relator observa que que o programa será um instrumento para que a União possa contribuir com os entes federados que usaram seus recursos na prevenção e repressão de crimes que seriam, em princípio, da alçada dos órgãos de segurança pública federais. “Carências de toda ordem afligem os estados e o Distrito Federal e que, mesmo assim, têm seus órgãos de segurança pública assumindo atribuições que seriam da alçada dos seus congêneres federais. Nada mais correto do que a União aumentar sua contribuição com esses entes políticos”, pontua Moreira.
Pela proposta do parlamentar petista, a distribuição será baseada em critérios específicos, priorizando as apreensões de armas e drogas ocorridas na faixa de fronteira. Os valores repassados ao Rio Grande do Sul, neste formato, poderão ser utilizados no ressarcimento de despesas com materiais e equipamentos utilizados nas operações, bem como para a complementação da remuneração de agentes, em Aceguá. Os recursos também poderão servir para custear projetos na área de segurança pública destinados a programas de polícia comunitária e projetos de prevenção ao delito e à violência, por exemplo.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br