ANO: 25 | Nº: 6208
07/11/2017 Cidade

Departamento de Arqueologia da UFPel visita Forte de Santa de Tecla

Professores e alunos do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estarão em Bagé, entre hoje e amanhã, realizando visita ao Forte de Santa Tecla. O objetivo do grupo é realizar uma prospecção preliminar na área e no entorno do local, visando registrar a distribuição de artefatos arqueológicos e os locais de concentração.
Entre as atividades, o grupo também desenvolve avaliação das características edafológicas (influência dos solos) e geomorfológicas (estudo das formas superficiais de relevo) da região, assim como dos usos do solo, visando quantificar o estado de deterioração dos vestígios arqueológicos.
As atividades permitirão quantificar os insumos necessários à devida extração, acondicionamento, tratamento e transporte dos artefatos que, por ventura, possam aparecer em uma futura prospecção interventiva, assim como a seleção das metodologias do trabalho mais apropriadas.
Segundo a arquiteta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Joelma Silveira, a vinda da equipe para Bagé é de suma importância, pois um grupo especializado neste estudo pode ajudar a desenvolver o turismo no local. O município mantém acordo com a equipe da arqueologia da UFPel para realização de um plano arqueológico de escavação do forte.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...