MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Departamento de Arqueologia da UFPel visita Forte de Santa de Tecla

Publicada em 07/11/2017

Professores e alunos do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estarão em Bagé, entre hoje e amanhã, realizando visita ao Forte de Santa Tecla. O objetivo do grupo é realizar uma prospecção preliminar na área e no entorno do local, visando registrar a distribuição de artefatos arqueológicos e os locais de concentração.
Entre as atividades, o grupo também desenvolve avaliação das características edafológicas (influência dos solos) e geomorfológicas (estudo das formas superficiais de relevo) da região, assim como dos usos do solo, visando quantificar o estado de deterioração dos vestígios arqueológicos.
As atividades permitirão quantificar os insumos necessários à devida extração, acondicionamento, tratamento e transporte dos artefatos que, por ventura, possam aparecer em uma futura prospecção interventiva, assim como a seleção das metodologias do trabalho mais apropriadas.
Segundo a arquiteta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Joelma Silveira, a vinda da equipe para Bagé é de suma importância, pois um grupo especializado neste estudo pode ajudar a desenvolver o turismo no local. O município mantém acordo com a equipe da arqueologia da UFPel para realização de um plano arqueológico de escavação do forte.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br