MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jornada debate inimputabilidade penal e paradigma da proteção integral

Publicada em 07/11/2017
Jornada debate inimputabilidade penal e paradigma da proteção integral | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Palestrante falou sobre direitos e deveres dos menores

Na manhã de ontem, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou a 1ª Jornada de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu acadêmicos, professores e profissionais no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, quando acompanharam a palestra “Inimputabilidade penal e o paradigma da proteção integral”, ministrada pela primeira doutora em Direito da Criança e do Adolescente do Brasil, Josiane Rose Petry Veronese.

A abertura da jornada foi realizada pelo coordenador do evento e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos países do Mercosul (GEDIHCA) da Urcamp, professor Rafael Moreira. De acordo com o docente, o evento visou debater temas inerentes aos direitos da criança e do adolescente, além de fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão no meio acadêmico. “É um tema que avançou bastante desde 1990. No entanto, sofre de restrições para garantir sua efetividade”, destacou Moreira.

A palestrante comentou que a lei dos direitos completou 27 anos, mas ainda não é conhecida como um todo. Josiane apresentou a evolução histórica do Direito e debateu sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/2012, que estabelece a redução da maioridade penal para os jovens de 18 para 16 anos. “A votação foi adiada e vai ocorrer no ano que vem, mas não é por uma emenda que essa medida deveria prevalecer, mas, sim, por um processo coerente e ordinário”, ponderou. Veronse ainda elencou, além dos direitos, os deveres das crianças e dos adolescentes no contexto social.

O evento contou com a parceria do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens (Grupeca) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Diretório Acadêmico do curso de Direito da Urcamp e Comissão Especial do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br