ANO: 25 | Nº: 6352

Dilce Helena Alves Aguzzi

dilcehelenapsicologa@gmail.com
Psicóloga
07/11/2017 Dilce Helena Alves Aguzzi (Opinião)

Mude o discurso interior

Expectativa de que a vida mude para melhor em todos os aspectos é o desejo mais democrático do mundo, todos têm. Não raro, as pessoas aguardam por um fator externo, decisivo e salvador como um golpe de sorte, o destino, providência divina, etc. O que nem todos percebem é que as raízes da transformação ou da estagnação estão dentro de cada um. No interior de todos nós existe a linguagem dos pensamentos com uma gama enorme de nuances, variando entre os dois extremos: entusiasmo ou desânimo. A variação entre estes dois polos dá o tom do pensamento. E em determinados momentos da vida estes imprimem tão fortemente a sua influência que geram crenças não apenas sobre si mesmo, como também sobre a vida, o mundo, o trabalho, etc. Essas crenças produzem padrões de comportamento e sentimentos geradores de infelicidade, inadequação, desinteresse ou confiança e motivação.
Algumas vezes, uma situação de injustiça vivenciada de perto deixa marcas a tal ponto que a pessoa desenvolve, a partir daí, uma falsa convicção de que na vida tudo é injusto. Da mesma maneira, uma infância amorosa e com limites claros pode desenvolver um adulto com uma boa dose de autoconfiança que o motive a agir em busca de mais felicidade.
Sendo assim, é urgente fazermos uma avaliação em nossas crenças e convicções, pensamentos e ideias pré-concebidas a respeito de tudo na vida. O objetivo nesta busca é eliminar, senão, pelo menos diminuir expressões do tipo: não tenho sorte; pra mim tudo dá errado; tenho dedo podre para escolher amor; dinheiro e sucesso não são para mim; e outras frases mais, que, embora aparentem humor, são expressões amargas e derrotistas. Tais pensamentos encerram qualquer questão. Não há pelo que lutar, pois não deixam espaço para um resultado bem sucedido, anulando a vontade de agir. Fazem mal exatamente por golpearem a raiz de nossas atitudes – o pensamento criativo.
Atreva-se a alterar seus pensamentos sobre os aspectos mais importantes de sua vida. Formule frases mais claras, objetivas e referentes ao que deseja, por exemplo: Sou feliz e criativo. Tenho força e vitalidade. Nada é difícil para mim. Em minha vida sempre há progresso. Tenho força e determinação para mudar o que é preciso.
Faça sua lista em harmonia com suas necessidades investindo na criatividade e desejo de transformação. Mudar os pensamentos é essencial. E não vale dizer que não é possível, pois se você não consegue mudar seus próprios pensamentos, como vai transformar sua própria vida?

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...