MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festival Internacional de Cinema da Fronteira divulga programação oficial

Publicada em 08/11/2017
Festival Internacional de Cinema da Fronteira divulga programação oficial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Serão 10 filmes em competição na Mostra de Longas

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega à sua nona edição, voltado à democratização da cultura e ao livre acesso à produção audiovisual. Todas as exibições e atividades são gratuitas para o público e acontecem entre 15 a 19 de novembro, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Integram o evento uma Mostra Competitiva Nacional de Longas, Mostra Internacional de Curtas e Mostra Regional de Curtas. Além das mostras, o festival também traz à cidade duas oficinas, debates e shows musicais.
Nesta edição, serão 10 longas-metragens em competição e três longas convidados, muitos deles inéditos no Estado. Anteriormente, o longa "Legalize Já", cinebiografia do Planet Hemp, estava entre os os longas da competição, mas foi retirado da programação.
O longa de abertura é a ficção gaúcha "Yonlu", de Hique Montanari, que recebeu o Prêmio Abraccine de Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante na Mostra de São Paulo. O protagonista, Thalles Cabral, e o diretor estarão presentes na exibição. Entre os destaques da competitiva, estão os documentários "A Terceira Margem", de Fabian Remy, agraciado como o melhor longa nacional do festival, "É Tudo Verdade" e "Quem é Bárbara Virgínia?", que conta a história da primeira diretora de cinema em língua portuguesa. A curadoria de longas é assinada pelos cineastas Zeca Brito e Frederico Ruas, da Anti Filmes, além da jornalista luso-moçambicana Carla Henriques.
Os homenageados deste ano são o crítico de cinema paulista Cid Nader (1958-2017), que foi curador do festival durante cinco anos consecutivos, e a escritora e jornalista bajeense Edy Lima, considerada uma das precursoras do feminismo na dramaturgia brasileira. O neto de Edy, Francisco Guarnieri, que participa do festival com o longa "Guarnieri", vem à cidade receber a homenagem.

Programação paralela
A programação musical do festival é eclética e começa com a apresentação dos músicos tradicionalistas Tiago Cesarino e Augusto Maradona, seguida de sarau poético com o ator paulista Fernando Alves Pinto, na abertura do festival. Pinto estrela o longa em competição "Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe" e ministra uma das oficinas do festival, junto com a atriz Zezita Matos.
O som instrumental da brasileira radicada em Buenos Aires, Kika Simone, será uma das atrações da cerimônia de premiação. O show de encerramento traz à Rainha da Fronteira o rock da dupla porto-alegrense Frank Jorge e Alexandre Birck.
O júri de longas é formado pela produtora paulista Suzana Villas Boas, pelo jornalista gaúcho Roger Lerina, pela cineasta mineira Elizabeth Martins Campos e pelo cineasta carioca Eduardo Brandão. O corpo de jurados dos curtas é formado pela produtora musical Rita Zartt, pela atriz Carla Cassapo e pelo crítico Ney Minotto. Os vencedores receberão o troféu São Sebastião, escultura em bronze do artista plástico Sérgio Coirolo. O santo é padroeiro de Bagé e símbolo do festival.
O evento tem patrocínio do Daeb e realização da Associação Pró-Santa Thereza. A promoção fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Bagé, com apoio cultural da Urcamp, Unipampa e Sesc.

Longas em competição
"Açúcar" – Dir. Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira;
"Aurora 1964" – Dir. Diego Di Niglio;
"A Terceira Margem" – Dir. Fabian Remy;
"Bio" – Dir. Carlos Gerbase;
"Guarnieri" – Dir. Francisco Guarnieri;
"Histórias que nosso cinema (não) contava" – Dir. Fernanda Pessoa;
"Homem Livre" – Dir. Alvaro Furloni;
"Quando o Galo Cantar Pela Terceira Vez Renegarás Tua Mãe" – Dir. Aaron Salles Torres;
"Quem é Bárbara Virgínia?" – Dir. Luísa Sequeira;
Yonlu – Dir. Hique Montanari.

Longas convidados
"Antes do Fim" (Brasil) – Dir. Cristiano Burlan;
"Caminando Juntos" (Espanha) – Dir. Rodolfo Montero;
"Serviçais" (São Tomé e Príncipe) - Dir. Nilton Medeiros.

Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens
"Apuntes sobre Identidad" (Argentina) – Dir. Felipe Camargo; "Ausência de Memória" (Brasil) – Dir. Rita Piffer; "Clarice" (Brasil) – Dir. Vitor Medeiros; "Desfragmentos" (Brasil) – Dir. Helena Lukianski e G. Heberle; "Manifesto Porongos" (Brasil) – Dir. Thiago Köche; "Netuno" (Brasil) – Dir. Daniel Nolasco; "O Vestido de Myriam" (Brasil) – Dir. Lucas H. Rossi; "Real Conquista" (Brasil) – Dir. Fabiana Assis; "Rosario" (México) – Dir. Marlén Ríos Farjart; "Sena, os Fios em Prosa" (Brasil) – Dir. Marcelo Da Rosa Costa; "Sobre sonhos e águas" (Brasil) – Dir. Mirela Kruel; "Superpina" (Brasil) – Dir. Jean Santos; "Valentina" (Brasil) – Dir. Estevão Meneguzzo e André Felix; "Yomared" (Brasil) – Dir. Lufe Bollini e Mariana Yomared.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br