MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Cerca de 200 celulares foram apreendidos em nove meses no PRB

Publicada em 10/11/2017
Cerca de 200 celulares foram apreendidos em nove meses no PRB | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Desde março, cerca de 200 telefones celulares foram apreendidos no Presídio Regional de Bagé (PRB). De acordo com o diretor da casa prisional, Carlos Eduardo Padilha, o número expressivo representa o volume de aparelhos recolhidos durante revistas e em arremessos. “Os agentes penitenciários, ao fazerem revistas, encontram os telefones. A Brigada Militar, que faz a guarda externa, também recupera diversos aparelhos, que são arremessados para o interior do presídio”, explica.
Os telefones entram com visitas e também são jogados em sacolas plásticas para o pátio do PRB, conforme explica o diretor. “Este número é crescente. Quase que semanalmente interceptamos os aparelhos sendo arremessados para a casa prisional”, informa.
Padilha destaca que todos os aparelhos apreendidos são encaminhados para a Polícia Civil.
Conforme os policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), após a apreensão, os aparelhos vão para a delegacia, onde são analisados.
A análise consta em ver se são frutos de roubos ou furtos, ou de alguma ocorrência registrada com o aparelho, que então é restituído para o proprietário. Telefones de procedência não identificada são descartados, como lixo eletrônico.


Bloqueadores

O PRB não tem bloqueador de sinal, o que motiva os presos a procurar celulares. Uma proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, na terça-feira, pode reverter esta situação. O projeto de lei, de autoria do deputado Baleia Rossi, do PMDB de São Paulo, obriga as empresas de telefonia a instalar bloqueadores de sinal em estabelecimentos penais. A matéria ainda será avaliado pelo Senado.
Segundo o texto, as empresas terão 180 dias para instalar os equipamentos nos presídios e também nos estabelecimentos socioeducativos que abrigam adolescentes infratores. As telefônicas terão ainda de fazer a manutenção, a troca e atualização tecnológica dos equipamentos e de soluções tecnológicas relacionadas a eles.
Se a operadora não cumprir a determinação, poderá ser multada com valores de R$ 50 mil a R$ 1 milhão por cada estabelecimento penal ou socioeducativo no qual o equipamento ou solução tecnológica não esteja em pleno funcionamento. Caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) editar regulamento para o cumprimento da regra e fiscalizar a instalação e as condições de funcionamento dos equipamentos.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br