ANO: 23 | Nº: 5793

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
10/11/2017 Caderno Ellas

Curso de Gastronomia é a nova proposta da Urcamp

Foto: Reprodução JM

Doutor em Gastronomia, professor Luiz Fernando Framil Fernandes
Doutor em Gastronomia, professor Luiz Fernando Framil Fernandes

Professor Luiz Framil Fernandes compartilha a receita de pão integral  

 

No início deste mês, a Universidade da Região da Campanha anunciou, que a partir do dia 1º semestre de 2018,  estará oferecendo o curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Essa será uma excelente oportunidade para os acadêmicos adquirirem conhecimentos técnicos e práticos para alcançar a excelência como profissionais da gastronomia. A proposta é muito interessante para que tem a culinária como hobby e deseja tornar sua paixão uma profissão.

O doutor em Gastronomia, professor Luiz Fernando Framil Fernandes, será o coordenador do novo curso. Hoje ele compartilha com nossos leitores a receita de um pão integral com baixa fermentação. Uma proposta saudável e nutritiva. 

 

 

Pão integral (baixa fermentação)

 

Poolish (fermento)

200

g

Farinha de trigo branca

100

g

Farinha integral fina

25

g

Fermento biológico fresco

300

ml

Água

 

Em um recipiente, misture os ingredientes para o fermento. Cubra com um pano e deixe à temperatura ambiente (22°C) por 2 horas, mexendo a mistura ao final da primeira hora. Ao término do tempo, a massa deve borbulhar e ter dobrado de altura.

 

Massa

400

g

Farinha de trigo branca

300

g

Farinha integral fina

100

g

Manteiga

14

g

Sal

300

ml

Água

10

g

mel

 

Coloque o restante das farinhas e o mel, faça uma coroa no centro, coloque o fermento e o sal e despeje a água de uma só vez. Depois amasse bem até que a massa esteja bem lisa, junte a manteiga e volte a amassar até que a massa fique macia e lisa. Após, coloque a massa em um recipiente enfarinhado, polvilhe farinha por cima e deixe fermentar por cerca de 2 horas em um ambiente que não seja frio e que esteja protegido de qualquer corrente de ar.

Unte uma forma de pão com óleo vegetal, arme o pão, coloque na forma e leve para crescer. Asse a 180 graus por 30 minutos com vapor nos primeiros 10 segundos. Para finalizar, pincele manteiga ao sair do forno.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...