MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Operação realiza içamento da turbina da UTE Pampa Sul

Publicada em 10/11/2017
Operação realiza içamento da turbina da UTE Pampa Sul | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Turbina (estrutura cinza, ao centro) foi içada e posicionada

A turbina de alta e média pressão da Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul (Miroel Wolowski) foi içada e posicionada no seu ponto de instalação em uma importante atividade realizada conforme previsto em cronograma executivo das etapas de montagem da Casa de Força da Usina, construída em Seival, no município de Candiota.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, explica que devido ao elevado peso da turbina, que tem 120 toneladas, o processo de movimentação foi realizado em três etapas, tendo iniciado pela remoção da turbina do local onde ela estava armazenada desde março deste ano, com a ajuda de dois guindastes de 220 toneladas. Posteriormente, a turbina foi transportada até a Casa de Força, por um equipamento transportador constituído por um conjunto hidráulico de 12 eixos e um cavalo mecânico, para que, então, fosse realizado o içamento e posicionamento da turbina na Sala de Máquinas.
“Para o içamento, um pórtico móvel foi especialmente projetado e montado por uma empresa multinacional, tendo capacidade de erguer cargas de até 450 toneladas”, detalha Stamm. Com a conclusão da atividade, outros equipamentos, como o gerador de energia, poderão ser posicionados, com expectativa de execução da atividade nos próximos meses.


Correia Transportadora de Carvão

A obra da Correia Transportadora de Carvão também atingiu um importante marco com o início do lançamento da estrutura tubular da correia, que contém a esteira que levará o carvão. A atividade teve início nos últimos dias de outubro a partir do pátio de carvão da mineradora em direção ao local onde a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) está localizada, e está sendo realizada utilizando um cabo de aço e um guincho responsável pelo içamento da estrutura. A expectativa é que a atividade estenda-se até dezembro, quando começará a ser realizado o tapamento lateral da estrutura.
A correia transportadora de carvão da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) conta com 4,17 quilômetros de extensão e uma capacidade de transporte de 550 toneladas de carvão por hora. O seu diferencial está na tecnologia utilizada, por tratar-se de uma estrutura fechada com redução de ruídos e emissão de poeira. Além disso, no trecho em que a correia passa perto da Vila do Seival, foi implantada uma cortina vegetal com cerca de duas mil mudas de espécies nativas e outras de eucalipto.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br