ANO: 26 | Nº: 6540
10/11/2017 Cidade

Prefeitura de Aceguá realiza ação para coleta de eletrônicos

Foto: Arquivo JM

Ação será realizada hoje
Ação será realizada hoje

A Prefeitura Municipal de Aceguá realiza, hoje, uma ação de coleta de lixo eletrônico. A atividade é uma parceria com a empresa Natusomos, de Horizontina, que estará presente no município a partir das 9h, no canteiro central, e na Colônia Nova, coletando eletrônicos usados até as 16h.
A ação visa conscientizar a população da importância de um descarte especial para equipamentos eletrônicos, pois estes trazem substâncias químicas tóxicas como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio, que contaminam o solo e água e podem provocar graves intoxicações.
De acordo com o biólogo da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Adriano Cardoso, a ação não teve custo para o município. A prefeitura e a Natusomos montaram um roteiro onde o caminhão passará coletando o lixo eletrônico enquanto a equipe de servidores públicos realiza o mutirão. O biólogo revela que o trajeto contemplará toda a área rural do município.
Durante a ação, serão coletados aparelhos de som, ar condicionado, split, aquecedores, baterias, bebedouros, cabos, fios, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, calculadoras, carregadores, celulares, telefones, centrais telefônicas, chuveiros, equipamento de fax, fontes de microcomputadores e monitores. Não serão recebidas pilhas, lâmpadas e toners.
Na quarta-feira, a Natusomos realizou a mesma atividade em Bagé, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa). Na ocasião, foram coletadas 11 toneladas de materiais eletrônicos.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...