MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Avaliação mantém Emater/RS-Ascar como Certificadora de Unidades Armazenadoras

Publicada em 11/11/2017

A Emater/RS-Ascar atua como certificadora de produtos e está acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro no escopo de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural. Periodicamente, a Instituição passa por uma avaliação da conformidade do seu sistema de gestão para a manutenção da acreditação. Essa avaliação aconteceu em duas etapas, a de testemunha, que foi realizada segunda e terça-feira, quando foram observados os procedimentos de certificadora na prática; e a outra de escritório, entre quarta e quinta-feira, quando foi avaliada a parte documental.
A certificação é obrigatória às unidades armazenadoras que prestam serviços de armazenagem de produtos agrícolas a terceiros e para acessar políticas públicas de comercialização, bem como dos estoques públicos. A Emater/RS-Ascar está preparada para prestar esse serviço em todo Brasil.


Vantagens e prazos

Entre as vantagens que a certificação traz para o sistema de armazenamento, destaca-se a modernização técnica e operacional dos armazéns na conservação dos grãos, a qualificação da empresa na prestação dos serviços, a melhoria na imagem nas relações comerciais, a sustentabilidade do negócio e o crescimento do sistema de armazenamento. "A principal vantagem é manter a qualidade física e nutricional dos grãos para a indústria, exportação e consumidor final", salienta o Coordenador do Núcleo de Certificação de Produtos, Deniandro Rocha.
Todo o processo de certificação, desde a solicitação do interessado, passando pelas análises de documentação e auditorias, até a emissão e entrega do certificado, depende do atendimento aos requisitos técnicos e obrigatórios constantes da Instrução Normativa n° 29/2011, do Mapa. A validade do certificado é de cinco anos. "Cada vez mais o País precisa qualificar a sua produção de grãos e a sua conservação está diretamente relacionada com as boas práticas de armazenagem, que são requisitos para a certificação e a Emater/RS-Ascar está atuando, desde 2011, com sua equipe de avaliadores para executarem a certificação desses armazéns", destaca o gerente da Classificação e Certificação, Jair Domenighi.
A Instrução Normativa nº 22/2017, do Mapa, estipula o escalonamento e prazos para a implantação ou adequação aos requisitos a serem cumpridos pelas Unidades Armazenadoras para obtenção da certificação. "Embora o prazo foi estendido por essa Instrução Normativa, é importante que as empresas já iniciem o processo, em razão de que o atendimento a alguns requisitos pode demandar mais esforços e tempo", salienta o gerente adjunto da Classificação e Certificação, Gilceu Antonio Cippolat.
A Emater/RS-Ascar coloca-se à disposição para fornecer as informações necessárias, através da Gerência de Classificação e Certificação, pelo e-mail certificacao@emater.tche.br ou ainda pelo telefone (51) 2125-4274.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br