MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Chuva provoca redução na safra do mel na região da Campanha

Publicada em 11/11/2017
Chuva provoca redução na safra do mel na região da Campanha | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produto deve faltar nas prateleiras

O excesso de chuva no período da florada e o uso inadequado de inseticidas derrubaram a produção de mel em Bagé e região. Segundo a Associação Bajeense de Apicultura, a queda ultrapassou 90%. Isso vai impactar diretamente na produção e no bolso do consumidor. O preço do quilo deve ultrapassar R$ 30.
Conforme o presidente da Associação, Cláudio Schievelbein, são dois períodos do ano em que é possível coletar o mel: em novembro e entre janeiro e março. A primeira retirada, em novembro, deve resultar em apenas 30 toneladas das 500 previstas. Ele explica que o inverno teve temperaturas elevadas, e, com isso, a floração foi antecipada. Além disso, no final de setembro teve um período de chuva. que acabou lavando as plantas. “A água limpa a flor, que não fornece néctar e pólen para as abelhas”, explica.
Segundo o Schievelbein, o pior problema é que a colmeia enfraquece e não consegue produzir. O produtor ressalta que a expectativa é a de que na segunda safra os produtores voltem a colher. Entre Bagé, Aceguá, Candiota e Hulha Negra estão espalhadas cerca de 20 mil colmeias. Em uma safra boa, a coleta pode chegar a 30 quilos, em média, por colmeia no ano.
O presidente destaca que para manter o enxame vivo, os produtores estão utilizando alimentação artificial.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br