ANO: 23 | Nº: 5793

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
13/11/2017 Divaldo Lara (Opinião)

2017 de grandes mudanças na Saúde de Bagé

A partir de hoje, segunda-feira, começam as obras para um novo posto Sá Monmany no bairro Getúlio Vargas, reformado e ampliado. No local, com previsão de três meses, estará funcionando mais uma Estratégia Saúde da Família e o quinto Centro de Referência em Saúde do município. Os centros de referências são aqueles que contam com médicos especialistas e podem atender a todos.
Na área do Sá Monmany, também estará a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e garagem para cinco ambulâncias.
Quando o novo Sá Monmany estiver finalizado, garantirá à população o acesso ao acompanhamento pré-natal, exames preventivos, farmácia, vacina, procedimentos de enfermagem, atendimento odontológico, ginecológico, pediátrico e fisioterápico.
Mais atendimento, mais qualidade e mais conforto.
No início do ano tivemos que interromper os serviços da unidade e transferi-la para um espaço, precário, no Escola São Pedro. Isso porque era preciso agir e tomar as providências para as mudanças do Samu, que há tempos está com o local onde funciona reservado para a instalação dos serviços de radioterapia.
Na verdade, 2017 é um ano de grandes mudanças na saúde em Bagé. O trabalho do secretário Mário Mena Kalil é de perspicácia, sensibilidade e atenção muito especial aos problemas que a cidade precisa enfrentar. E enfrenta com coragem, priorizando quem mais necessita dos serviços públicos.
Para que o leitor possa compreender o significado dessa transformação, observe as conquistas deste ano:
- 4 Centros de Referência em Saúde (Arvorezinha, São João, Pedra Branca e Floresta, o próximo será no Getúlio Vargas);
- Eletrocardiograma em unidades básicas;
- Atendimento de Fisioterapia nos bairros através dos centros de referência;
- Plantão Odontológico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
- Implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf);
- Reabertura do Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo);
- Centro Especializado em Fisioterapia (Cesf);
- Contrato com o Hospital Universitário de R$ 96 mil mensais, garantindo tomografia, ecografia, raixo-x com telelaudo, abertura de 39 leitos SUS;
- Renovação da frota com ambulância, van, pickup e mais 10 veículos;
- Contrato com a Ouro e Prata, melhorando a qualidade do transporte de pacientes que realizam tratamento fora de Bagé.
O médico Mário Mena Kalil está fazendo um grande trabalho junto com a sua equipe, que merece aqui todo o reconhecimento pela dedicação e comprometimento. Isso explica, também, o motivo que levou à indicação do seu nome à Medalha Tiradentes, conferida a administradores públicos com aprovação popular, relevantes serviços prestados à comunidade e idoneidade moral.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...