MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Bagé sedia desafio internacional de ciclismo

Publicada em 13/11/2017
Bagé sedia desafio internacional de ciclismo | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Saída dos ciclistas em direção a Aceguá

O único evento de Audax de mil quilômetros do Brasil começou no sábado, com largada no Complexo Esportivo Presidente Médici (Militão), em Bagé. O local também será o ponto de chegada da prova. O evento, que teve 210 inscritos, sendo 107 participando dos mil quilômetros (até El Éden, no departamento de Maldonado, no Uruguai) e 103 dos 300 quilômetros, é o único do gênero na América Latina com travessia de fronteira.
O organizador da prova, Heron Regert, explica que os participantes possuem os títulos de Super Randonneur nos anos de 2016 ou 2017, completaram um Brevett Randoneurs Mondiaux (BRM) 1000 ou Les Randonneurs Mondiaux (LRM), nos anos de 2016 ou 2017.
Regert, que participou da prova de teste, realizada antes do Audax, conta que a experiência serviu para conhecer os desafios. “Percebemos alguns detalhes que precisaram ser modificados”, diz, ao destacar que a prova atraiu participantes internacionais.
Cerca de 20 voluntários devem acompanhar os pontos de controle e apoio. Os participantes dos 300 quilômetros chegaram às 9h de domingo, com 20 horas de prova. Já os participantes dos mil quilômetros devem chegar amanhã, com 75 horas de prova. Regert informa que entre os pontos de controle, dois serão virtuais, ou seja, os participantes devem parar e fazer uma foto do lugar por onde passaram.
Nos 300 quilômetros, o grupo passou por Aceguá, Isidoro Noblía, Melo e Arbolito, retornando ao ponto de largada. Regert completa dizendo que os atletas passaram por trechos difíceis, com subidas e baixas temperaturas à noite.
O objetivo, nos dois casos, não é chegar em primeiro, mas completar todo o caminho, acrescenta o organizador. Os brevets são homologados pelo Audax Club Parisien, de Paris.


Ciclistas experientes
A prova reuniu ciclistas de Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Uruguai, Suíça e Alemanha. Evandro Otto dos Reis, 47 anos, e o amigo Alexandre Paiz, 44 anos, já são participantes dos Audax há quatro e seis anos, respectivamente.
Reis destaca que mora em Florianópolis, Santa Catarina, e já participou de provas internacionais. “Já estive na Itália e na França. Acredito que o mais importante é a parceria. Os desafios de cada local, a viagem e conhecer várias regiões é o mais interessante”, ressalta.
Para Paiz, de Esteio, que já percorreu percursos na Itália, a superação pessoal é um dos pontos principais. “Superar os limites e ter essa parceria com outros ciclistas é o mais interessante”, completa.
A ciclista nascida em Pelotas, que mora Curitiba, no Paraná, Júlia Lemos, 34 anos, disse que o Audax fez com que ela saísse do sedentarismo. “Eu não praticava esportes, mas foi uma queda de patins que me fez pegar uma bike e começar a pedalar. Já fui a Portugal participar de um evento e fiz vários percursos em todo país”, comenta.


BOX

Municípios visitados
Bagé, Aceguá (Fronteira Brasil/Uruguai), Isidoro Noblía (Uruguai), Melo (Uruguai), Arbolito (Uruguai) (final dos 300 km). Treinta y Tres (Uruguai), José Pedro Varela (Uruguai), Pirarajá (Uruguai), Mariscala (Uruguai), Minas (Uruguai), Pan de Azúcar (Uruguai), Piriápolis (Uruguai), Punta Colorada (Uruguai), Punta Negra (Uruguai), Punta Ballena (Uruguai), Punta del Este (Uruguai), La Barra (Uruguai), San Carlos (Uruguai) e El Éden (Uruguai).

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br