MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto de lei preocupa direção do Sinprofem

Publicada em 14/11/2017
Projeto de lei preocupa direção do Sinprofem | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Nogueira ressalta que texto é inconstitucional

Um projeto de lei do Executivo, que pode ser votado hoje, durante roteiro de sessões extraordinárias, na Câmara de Vereadores, promete dar muita dor de cabeça à prefeitura. A proposta altera prazos de gestão dos diretores das escolas municipais de Ensino Fundamental e impede que servidores com processo administrativo concorram ao cargo. A representação sindical articula uma mobilização para adiar a votação.
O presidente do Sindicato dos Professores e Funcionários dos Estabelecimentos de Educação Municipal de Bagé (Sinprofem), Eduardo Nogueira, afirma que o projeto é um retrocesso. Para ele, a matéria é inconstitucional, pois o processo de eleição já está em andamento, tendo em vista que o edital foi publicado no início do mês. “Caso seja aprovado, pretendemos entrar na Justiça contra o projeto”, informa.
De acordo Nogueira, a proposta prevê a apresentação negativa de antecedentes criminais e de inexistência de processos administrativos e sindicância contra pessoas que desejam concorrer à direção das escolas municipais de Ensino fundamental. “Isso é um absurdo. A pessoa será impedida antes de ser julgada”, rebate.
Também está prevista uma mudança no artigo 14 da lei 3.890, em vigor desde 2002, que prevê a eleição na primeira quinzena de dezembro, passando o pleito para a segunda quinzena. Nogueira salienta que a prefeitura quer mudar as regras com o processo em andamento.
O presidente ressalta que outra mudança é a diminuição do tempo de gestão. No projeto está previsto a redução de três para dois anos de mandatos. “Estamos conversando com os vereadores, pedindo para que peçam vistas e façam alterações no texto”, comenta.
Nogueira está convidando todos os interessados a concorrer na eleição para irem até a Câmara de Vereadores, hoje, para tentar impedir a aprovação. “Não houve diálogo com a comunidade escolar, nem com o sindicato. O projeto é arbitrário e inconstitucional”, frisa.


Adequação

A secretária municipal de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, esteve no Legislativo, ontem, para tratar com os vereadores sobre o projeto. Ela salienta que a medida está sendo tomada para melhorar a eficiência da gestão.
Adriana adianta que devem ser realizadas algumas emendas para melhorar o texto, mas garante que é defensora das eleições diretas nas escolas. Ela ressalta que um dos artigos do projeto prevê que os diretores participem de cursos de qualificação. “Nossa intenção não é causar pânico em ninguém”, afirma.
A secretária diz que o processo eleitoral previsto para a primeira quinzena, convocado pela pasta, foi suspenso para que aconteça na segunda quinzena, com as novas regras.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br