ANO: 24 | Nº: 6183
15/11/2017 Cidade

Religiosos comemoram 109 anos da Umbanda

Foto: Antônio Rocha

Medeiros informa que ingressos podem ser adquiridos com diretores
Medeiros informa que ingressos podem ser adquiridos com diretores

Para marcar o Dia Nacional da Umbanda, a Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé (Aeub) realiza, nesta quarta-feira, um almoço de integração no CTG Sentinela da Fronteira. O encontro, que inicia às 12h, será marcado pela entrega de certificados para novos sócios e pela apresentação de curimbas (percussão de atabaque). Atualmente, a entidade conta com cerca de 100 associados.
De acordo com o presidente da Aeub, Delmar Medeiros, o dia 15 de novembro de 1908 foi a primeira manifestação do espírito denominado Caboclo das Sete Encruzilhadas em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes, mandando criar um novo culto, a Umbanda. “Realizamos os encontros para comemorar a data”, conta.
A Umbanda, considerada totalmente brasileira, foi criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e outras religiões de origens africanas e indígenas. O decreto de lei nº 12.644, de 16 de maio de 2012, assinado pela presidente Dilma Rousseff, oficializou 15 de Novembro como o Dia da Umbanda no país. A data já era comemorada desde 2005 em Bagé, quando foi instituída pela Câmara de Vereadores, através da lei 4.267 de 17 de junho.

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...