MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Estudantes de Pedagogia da Urcamp visitam escolas no Uruguai e conhecem metodologias de ensino

Publicada em 17/11/2017
Estudantes de Pedagogia da Urcamp visitam escolas no Uruguai e conhecem metodologias de ensino | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A quarta-feira, 15, foi marcada por uma viagem técnica para cerca de 50 acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Os discentes, acompanhados da professora Josefa Souza e da diretora do Centro de Ciências da Educação, Humanidades e Arte (CCEHA) e coordenadora do curso, Marlisa Fico, visitaram três escolas públicas no Uruguai. As agendas tinham como objetivo conhecer o sistema de ensino, perceber as diferenças e semelhanças com as escolas do Brasil, além dos procedimentos curriculares, avaliações e outras atividades desempenhadas pelos professores no Uruguai.
O roteiro iniciou cedo da manhã. A “Escuela 74”, em Aceguá, foi a primeira visitada. Os estudantes acompanharam a chegada dos alunos na instituição, a infraestrutura e os métodos de trabalho. Foram recepcionados pela diretora, Luci Oliveira, que explicou que a escola funciona das 8h às 15h30min e atende 80 crianças, sendo que apenas um professor trabalha com a turma durante todo o dia. A instituição teve a opção de escolher qual língua que seria trabalhada com os alunos e, na semana, os estudantes aprendem Língua Portuguesa e duas vezes semanais, Educação Física.
A gestora descreveu algumas curiosidades, como por exemplo, que para ser diretor é necessário fazer concurso público e que para se aposentar é necessário trabalhar cerca de 30 a 35 anos. A escola conta com um supervisor, que é itinerante e orienta as equipes diretivas. Na instituição, apenas um docente é morador de Aceguá e os demais viajam diariamente de Melo.


Isidoro Noblía
A segunda instituição visitada ainda pela manhã foi a “Escuela 99”, em Isidoro Noblía, Cerro Largo, que funciona das 8h às 16h. A diretora, Hilda Cruz, contou que na escola os professores que têm aptidão por determinada área, como, por exemplo, Matemática, leciona para todas as turmas. Com semelhança de ensino da primeira escola visitada, a direção contou, ainda, que é trabalhada a Língua Portuguesa, Educação Física e Educação Artística.
Hilda falou, também, sobre a remuneração no Uruguai para os professores. Segundo ela, apesar dos mestres terem outros cursos, como especialização, não há alteração na remuneração e para ganhar uma gratificação ou subir o salário é necessário trabalhar quatro anos, porém o incentivo é muito baixo.
As crianças se despediram do grupo de acadêmicos mostrando os tablets e computadores que recebem para estudar diariamente, além de cantarem uma música do país, mostrando os seus talentos e agradecer pela visita.


Melo
As visitas encerraram à tarde, na “Escuela Dos”, em Melo. A instituição conta com 527 alunos e há turmas pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. A diretora, Sandra Caticha, mostrou as instalações e explicou que a escola conta com 25 mestres. Como as demais instituições, o educandário recebe alunos especiais, mas os professores não têm um assessoramento. Nesse caso, os educadores decidem como vão trabalhar com a criança, pois há uma escola especial para eles. A família, segundo a diretora, é quem decide se deseja matricular o aluno na escola específica para eles. Sandra também falou das dificuldades para manter a escola, pois o recurso do governo não é alto e, nesse caso, eles se mobilizam com ações para arrecadar fundos e investir em melhorias. Em casos extremos, o governo investe no que está sendo necessário.

Experiência para os discentes
As escolas visitadas oferecem do primeiro ao sexto ano (Educação Infantil e Fundamental). Para os estudantes, o momento foi de conhecer a realidade da educação do país vizinho. Juliana Vaz, 21 anos, do oitavo semestre, diz que é uma oportunidade de observar as escolas do Uruguai, visto que, eles convivem com mais frequência e conhecem a realidade das escolas públicas de Bagé. Um dos fatores que chamou atenção de Juliana foi o uniforme que as crianças usam, sendo um jaleco padrão com laço para meninos e meninas.
Sílvia Oliveira, 36 anos, também do oitavo semestre, enfatiza a importância da viagem. “É uma oportunidade de conhecer o país e o sistema de ensino que é bem diferente”. A estudante comenta que, apesar da situação da educação no Brasil, a inclusão nas escolas brasileiras está mais avançada do que o Uruguai.
O formando Edhu Maciel, 24 anos, vai levar a experiência para sua carreira profissional e garante que a visita foi positiva e fundamental para formação. “Excelente vivência de conhecer outras realidades, métodos e como o professor se insere nas escolas”, destaca. Para o jovem o que lhe chamou a atenção foi a disciplina dos alunos e a organização. “É diferente. Não estamos acostumados”, salienta.
A professora Marlisa Fico diz que a viagem superou as expectativas e destaca a receptividade das escolas. “É um marco na vida acadêmica. Uma grande interação entre os acadêmicos e as diretoras com os relatos de experiências das escolas”.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br