ANO: 26 | Nº: 6576
18/11/2017 Cidade

Bagé sedia seminário de artesanato na próxima semana

Foto: Antônio Rocha

O seminário regional 'Artesão em Foco' já tem programação definida. O encontro acontece no dia 22, a partir das 8h30min, no Palacete Pedro Osório. A iniciativa é uma parceria entre o gabinete da vereadora Marina Portella, do PTB, e o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), através da Agência Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Bagé.
As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 21, na agência do Sine, na Emater (regional e municipais) e no Coreto Municipal. Na tarde de quinta-feira foi realizada a última reunião para tratar do evento.
De acordo com o coordenador da agência do FGTAS/Sine de Bagé, Marcelo Nalério, o seminário tem como objetivo discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção.
O encontro inicia com a apresentação da Fábrica de Gaiteiros, com o músico Diego Maradona. Às 9h30min os organizadores realizarão a abertura oficial do seminário, que será seguida de uma apresentação do PGA, às 10h30min, pela coordenadora Marlene Garcia.
Pela tarde, as atividades começam a partir das 13h30min, com um debate sobre artesanato, entre representantes do PGA, da Prefeitura de Bagé e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Logo após, Marlene mediará uma discussão sobre a importância e o trabalho realizado pelas Associações de Artesãos. O encontro será encerrado às 16h30min, com uma atividade cultural proposta pela Invernada do CTG Campo Aberto.
Esse é o sexto encontro realizado no Estado, Nalério salienta que a iniciativa local veio da vereadora Marina Portella, que, desde fevereiro, luta para organizar uma edição na Rainha da Fronteira.
Na oportunidade, o PGA estará fazendo a renovação gratuita da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...