MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Acordo deve viabilizar nova linha de transmissão de energia em Candiota

Publicada em 20/11/2017
Acordo deve viabilizar nova linha de transmissão de energia em Candiota | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Documento foi assinado pela Shanghai Electric, Clai Fund, Eletrobras e Eletrosul em Porto Alegre

Um acordo firmado pela Eletrobras, Eletrosul, a empresa chinesa Shanghai Electric e o Clai Fund (Fundo Chinês para Investimento na América Latina), na sexta-feira, 17, em Porto Alegre, deve viabilizar o investimento de R$ 3,9 bilhões em projetos de expansão do fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul. O recurso será usado para construir 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão e oito novas subestações, além de ampliar 13 subestações que já existem. A lista de projetos inclui uma linha da transmissão entre Candiota e Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.
A previsão é de que as obras comecem em março de 2018 e sejam concluídas em até 48 meses. Durante a execução, a expectativa é gerar 11 mil empregos diretos. O governo do Estado informou que o novo sistema de transmissão vai melhorar o fornecimento de energia para a região metropolitana e criar um novo ponto de atendimento na região Norte. "O benefício prático para o cidadão é que, quando tudo isso for concluído, muito provavelmente ele não terá mais problemas de fornecimento de energia nas épocas de pico, como o verão", explicou o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos.
O governador do Estado, José Ivo Sartori, do PMDB, destacou o esforço para manter o investimento garantido pela Eletrosul, em um leilão de 2014. O processo, que corria risco de ser suspendo, foi viabilizado, na prática, por conta da articulação política. "Fizemos a nossa parte, dentro do que nos cabia, sem interferir na negociação entre as empresas. Nosso objetivo foi ajudar a construir a solução. Nossa mobilização foi intensa. Trabalhamos para dar celeridade aos processos de licenciamento ambiental. O tema era urgente e não medimos esforços. Afinal, o atraso das obras poderia dificultar a participação de projetos gaúchos em futuros leilões de energia", destacou.
De acordo com o presidente da Eletrosul, Gilberto Odilon Eggers, as contrapartidas ainda estão sendo definidas, mas não envolvem dinheiro dos cofres gaúchos. "Estamos discutindo a estrutura de capital e o aporte de cada empresa. O restante virá de financiamentos que serão buscados na China e provavelmente no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)", afirmou.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br