ANO: 25 | Nº: 6254
20/11/2017 Cidade

Vestibular de Verão da Urcamp reúne centenas de estudantes

Foto: Claudenir Munhoz

Candidatos chegaram cedo para verificar salas das provas
Candidatos chegaram cedo para verificar salas das provas

Listão dos aprovados será divulgado na quarta-feira

O domingo foi de prova para centenas de estudantes. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou o Vestibular de Verão 2018 em todos os campi. A instituição registrou 800 inscrições até a meia-noite de sexta-feira, 17. A prova de Redação, com duração de três horas, contou com os temas “Aplicativos de carona se popularizam no Brasil e driblam falta de segurança” e “A Responsabilidade ambiental do cidadão sustentável”. Os candidatos deveriam escolher um dos temas propostos e redigir um texto dissertativo–argumentativo com, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas. Os estudantes tinham a opção de ingressar na Urcamp pelo vestibular ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014, 2015 ou 2016.

A pró-reitora acadêmica, Virgínia Paiva Dreux, avalia positivamente a realização do vestibular e a grande procura pelos cursos nas áreas da Saúde, Sociais Aplicadas e Exatas. “Esse resultado corresponde ao trabalho que a instituição está realizando com novas metodologias de ensino e qualificação de professores”, destaca.

O listão dos aprovados será divulgado na quarta-feira, 22, no site da universidade e no Jornal MINUANO. As matrículas serão realizadas a partir do dia 27 de novembro, na Central do Aluno. Os documentos necessários são cópia de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de residência e certificado de reservista (masculino), além de documentos originais como uma foto 3x4 e histórico escolar.

Já as matrículas para os vestibulandos que se inscreveram nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e licenciaturas (Educação Física, Ciências Biológicas, História, Pedagogia e Letras) ocorrerão somente em dezembro com data ainda a ser divulgada.

 

O futuro decidido

Quem fez a prova achou os temas importantes para dissertação. A vestibulanda Gabriela Bastos, 17 anos, diz que os assuntos propostos são atuais, mas decidiu redigir sobre os aplicativos de carona. Já Artur Paz, 22 anos, resolveu escrever sobre a responsabilidade ambiental, pois, segundo ele, tinha mais alternativas de elaborar o texto. O jovem já decidiu o que pretende para o futuro. “Quero cursar Direito e prestar concurso federal”, relata.

A Urcamp também recebeu estudantes de outras cidades da região. Eliandra Fernandes, 19 anos, veio de Hulha Negra. A jovem escreveu sobre os aplicativos, em razão de ter conhecimento sobre o assunto e pelo fato que ocorreu em São Paulo, quando uma jovem, de 22 anos, foi morta após oferecer carona em um aplicativo. Eliandra já decidiu o seu futuro. “Quero cursar Direito e ser advogada”, diz.

 

Vestibular Complementar

A Urcamp realizará um Vestibular Complementar de Verão 2018. As inscrições estarão abertas a partir de terça-feira, 21, pelo site www.urcamp.edu.br.  A prova de Redação será realizada no dia 10 de dezembro, às 13h30min.  A taxa de inscrição é de R$ 30. Conforme a Pró-Reitoria Acadêmica (Proac), no Vestibular Complementar serão oferecidos os cursos que apresentarem vagas remanescentes vagas.

Créditos/Financiamentos

A Urcamp reúne algumas modalidades de crédito e financiamento para os vestibulandos, além das bolsas Prouni/Proies que são oferecidas por meio de inscrição no site do Ministério da Educação, conforme cronograma estipulado pelo governo.

Fipres – O Financiamento Próprio Estudantil (Fipres) permite que o aluno ingressante pague apenas 70% da mensalidade e o restante, de 30%, somente após concluir a graduação. A instituição dispõe, ainda, um desconto de 15% para o estudante que se matricular em todas as disciplinas da grade curricular.

Credies/Fundacred – No Credies, o vestibulando pode pagar 50% da mensalidade enquanto está estudando e o restante, de 50%, após concluir o curso. A solicitação de financiamento ocorre por meio do site portal.fundacred.org.br.

Fies – Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o qual permite que o aluno possa financiar até 100% de sua graduação. Para isso é necessário que o estudante tenha realizado Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na Redação superior a zero e fazer a inscrição pelo site fiesselecaoaluno.mec.gov.br, seguindo o cronograma e os critérios exigidos pelo programa.

*Informações de documentos necessários para adesão aos financiamentos podem ser obtidas na Central do Aluno.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...