MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Vestibular de Verão da Urcamp reúne centenas de estudantes

Publicada em 20/11/2017
Vestibular de Verão da Urcamp reúne centenas de estudantes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Candidatos chegaram cedo para verificar salas das provas

Listão dos aprovados será divulgado na quarta-feira

O domingo foi de prova para centenas de estudantes. A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou o Vestibular de Verão 2018 em todos os campi. A instituição registrou 800 inscrições até a meia-noite de sexta-feira, 17. A prova de Redação, com duração de três horas, contou com os temas “Aplicativos de carona se popularizam no Brasil e driblam falta de segurança” e “A Responsabilidade ambiental do cidadão sustentável”. Os candidatos deveriam escolher um dos temas propostos e redigir um texto dissertativo–argumentativo com, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas. Os estudantes tinham a opção de ingressar na Urcamp pelo vestibular ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014, 2015 ou 2016.

A pró-reitora acadêmica, Virgínia Paiva Dreux, avalia positivamente a realização do vestibular e a grande procura pelos cursos nas áreas da Saúde, Sociais Aplicadas e Exatas. “Esse resultado corresponde ao trabalho que a instituição está realizando com novas metodologias de ensino e qualificação de professores”, destaca.

O listão dos aprovados será divulgado na quarta-feira, 22, no site da universidade e no Jornal MINUANO. As matrículas serão realizadas a partir do dia 27 de novembro, na Central do Aluno. Os documentos necessários são cópia de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de residência e certificado de reservista (masculino), além de documentos originais como uma foto 3x4 e histórico escolar.

Já as matrículas para os vestibulandos que se inscreveram nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e licenciaturas (Educação Física, Ciências Biológicas, História, Pedagogia e Letras) ocorrerão somente em dezembro com data ainda a ser divulgada.

 

O futuro decidido

Quem fez a prova achou os temas importantes para dissertação. A vestibulanda Gabriela Bastos, 17 anos, diz que os assuntos propostos são atuais, mas decidiu redigir sobre os aplicativos de carona. Já Artur Paz, 22 anos, resolveu escrever sobre a responsabilidade ambiental, pois, segundo ele, tinha mais alternativas de elaborar o texto. O jovem já decidiu o que pretende para o futuro. “Quero cursar Direito e prestar concurso federal”, relata.

A Urcamp também recebeu estudantes de outras cidades da região. Eliandra Fernandes, 19 anos, veio de Hulha Negra. A jovem escreveu sobre os aplicativos, em razão de ter conhecimento sobre o assunto e pelo fato que ocorreu em São Paulo, quando uma jovem, de 22 anos, foi morta após oferecer carona em um aplicativo. Eliandra já decidiu o seu futuro. “Quero cursar Direito e ser advogada”, diz.

 

Vestibular Complementar

A Urcamp realizará um Vestibular Complementar de Verão 2018. As inscrições estarão abertas a partir de terça-feira, 21, pelo site www.urcamp.edu.br.  A prova de Redação será realizada no dia 10 de dezembro, às 13h30min.  A taxa de inscrição é de R$ 30. Conforme a Pró-Reitoria Acadêmica (Proac), no Vestibular Complementar serão oferecidos os cursos que apresentarem vagas remanescentes vagas.

Créditos/Financiamentos

A Urcamp reúne algumas modalidades de crédito e financiamento para os vestibulandos, além das bolsas Prouni/Proies que são oferecidas por meio de inscrição no site do Ministério da Educação, conforme cronograma estipulado pelo governo.

Fipres – O Financiamento Próprio Estudantil (Fipres) permite que o aluno ingressante pague apenas 70% da mensalidade e o restante, de 30%, somente após concluir a graduação. A instituição dispõe, ainda, um desconto de 15% para o estudante que se matricular em todas as disciplinas da grade curricular.

Credies/Fundacred – No Credies, o vestibulando pode pagar 50% da mensalidade enquanto está estudando e o restante, de 50%, após concluir o curso. A solicitação de financiamento ocorre por meio do site portal.fundacred.org.br.

Fies – Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o qual permite que o aluno possa financiar até 100% de sua graduação. Para isso é necessário que o estudante tenha realizado Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na Redação superior a zero e fazer a inscrição pelo site fiesselecaoaluno.mec.gov.br, seguindo o cronograma e os critérios exigidos pelo programa.

*Informações de documentos necessários para adesão aos financiamentos podem ser obtidas na Central do Aluno.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br