MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Plano de Mobilidade Urbana de Bagé será debatido em audiência pública

Publicada em 21/11/2017
Plano de Mobilidade Urbana de Bagé será debatido em audiência pública | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Corredor de ônibus pode ser implantado na rua General Neto

A Câmara de Vereadores realiza, no dia 1º de dezembro, uma audiência pública para tratar sobre o Sistema Municipal de Mobilidade Urbana e o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Bagé. A proposta elaborada com base no planejamento realizado em 2015, na gestão de Dudu Colombo, do PT, estava sob análise na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (SSM) desde o início do ano. A apresentação cumpre uma das etapas de tramitação, que tem prazo para votação em caráter conclusivo.
De acordo com o chefe de gabinete da SSM e um dos responsáveis pela análise do projeto de lei, Luís Diego Soares, o planejamento já foi encaminhado para a prefeitura e não houve mudanças na redação. Soares ressalta que no estudo constam determinações sobre serviços de transporte público coletivo, circulação viária, aspectos de acessibilidade, locais para estacionamentos e financiamento da infraestrutura. “O plano deve nortear as ações do poder público municipal pelos próximos 20 anos”, disse.


Eixos estruturantes
O texto é composto por quatro anexos. O primeiro prevê a infraestrutura para o sistema de mobilidade. Na primeira parte, são indicadas obras grandes, como o alargamento das avenidas Espanha e General Mallet; instalação de ciclofaixas, interligando todas as ciclovias através do Anel Cicloviário. Os demais anexos preveem atributos do sistema de mobilidade; redes de mobilidade; e, por último, estratégias de implantação da organização da malha viária.
A proposta também projeta soluções específicas para a região nordeste do município, que pode receber a instalação de um shopping, apontando a necessidade de novos arruamentos para orientar o processo de expansão urbana. Além disso, o planejamento prevê troca de orientações de vias, estacionamentos e criação de corredores de ônibus, que devem ser implantados nas ruas General Neto e Juvêncio Lemos.


De olho no prazo

A criação do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana é uma obrigação para prefeituras de cidades com mais de 20 mil habitantes, conforme estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. O planejamento também representa uma prerrogativa para acessar recursos específicos do governo federal para projetos do setor. As prefeituras, porém, têm data para formalizar as medidas.
Em agosto, o Ministério das Cidades iniciou uma campanha para incentivar os municípios a elaborarem seus planos de mobilidade urbana dentro do prazo-limite, que encerra em abril de 2018. Os municípios que cumprirem a meta largam na frente na corrida pelo acesso aos recursos do programa Avançar Cidades, vinculado aos recursos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br