MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Semana da Consciência Negra estende programação até 30 de novembro

Publicada em 22/11/2017
Semana da Consciência Negra estende programação até 30 de novembro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exposição mostra arte, cultura e personalidades negras em destaque

Iniciada na segunda-feira, a Semana da Consciência Negra está com uma programação intensa, promovida pelo Centro de Estudos e Cultura Afro-brasileiro Kilombo (Ceafro Kilombo), Enegrece Uni e Pastoral Afro. As atividades se estendem até o dia 30.
Hoje, a programação segue, com exposição “Negros, Negras, Histórias, Fatos e Acontecimentos”, das 9h às 17h, no Palacete Pedro Osório, na Galeria do Porão. Às 19h, acontece a palestra “Mulheres Negras”, ministrada por Pâmela Muniz, e a apresentação de poesias e contos. Em seguida, será realizada a apresentação de Cláudio Pinto, membro do Projeto é Nosso – Beat Box Dia.

No dia 24 de novembro, a partir das 19h, acontece o ciclo de palestras sob responsabilidade do grupo Enegrece Uni, na Sociedade Recreativa e Cultural Os Zíngaros. As palestras ficam por conta da doutora Patrícia Ales Marques da Silva, professora Emilinha da Luz e professor César Jacinto.
Um dos pontos altos da programação acontece no dia 27 de novembro, o lançamento do livro “A vida comunitária de Dona Santa – Uma benzedeira negra nos pampas gaúchos”, de César Jacinto. A noite de autógrafos acontece às 19h30min, na LEB, e lança luz sobre a vida da famosa bajeense, conhecida na cidade como benzedeira. O encerramento da programação acontece no dia 30, a partir das 18h, com degustação de comidas afro, apresentações de grupos com músicas e danças com tambores, desfile de moda afro e apresentação do grupo Candomblé.
A integrante do Ceafro Kilombo, Estela Mara Machado Pereira, explica que esse é o quarto ano em que a programação é realizada. “Além de mostrarmos a força do povo negro, de sua cultura e arte, também buscamos relembrar a história do nosso povo. Não é uma disputa com raça nenhuma, queremos exaltar a igualdade”, explica. Ela destaca que a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) também foi parceira na elaboração da programação, já que várias escolas da rede pública estão participando da semana, através da mostra de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br