ANO: 25 | Nº: 6281
22/11/2017 Cidade

Semana da Consciência Negra estende programação até 30 de novembro

Foto: Antônio Rocha

Exposição mostra arte, cultura e personalidades negras em destaque
Exposição mostra arte, cultura e personalidades negras em destaque

Iniciada na segunda-feira, a Semana da Consciência Negra está com uma programação intensa, promovida pelo Centro de Estudos e Cultura Afro-brasileiro Kilombo (Ceafro Kilombo), Enegrece Uni e Pastoral Afro. As atividades se estendem até o dia 30.
Hoje, a programação segue, com exposição “Negros, Negras, Histórias, Fatos e Acontecimentos”, das 9h às 17h, no Palacete Pedro Osório, na Galeria do Porão. Às 19h, acontece a palestra “Mulheres Negras”, ministrada por Pâmela Muniz, e a apresentação de poesias e contos. Em seguida, será realizada a apresentação de Cláudio Pinto, membro do Projeto é Nosso – Beat Box Dia.

No dia 24 de novembro, a partir das 19h, acontece o ciclo de palestras sob responsabilidade do grupo Enegrece Uni, na Sociedade Recreativa e Cultural Os Zíngaros. As palestras ficam por conta da doutora Patrícia Ales Marques da Silva, professora Emilinha da Luz e professor César Jacinto.
Um dos pontos altos da programação acontece no dia 27 de novembro, o lançamento do livro “A vida comunitária de Dona Santa – Uma benzedeira negra nos pampas gaúchos”, de César Jacinto. A noite de autógrafos acontece às 19h30min, na LEB, e lança luz sobre a vida da famosa bajeense, conhecida na cidade como benzedeira. O encerramento da programação acontece no dia 30, a partir das 18h, com degustação de comidas afro, apresentações de grupos com músicas e danças com tambores, desfile de moda afro e apresentação do grupo Candomblé.
A integrante do Ceafro Kilombo, Estela Mara Machado Pereira, explica que esse é o quarto ano em que a programação é realizada. “Além de mostrarmos a força do povo negro, de sua cultura e arte, também buscamos relembrar a história do nosso povo. Não é uma disputa com raça nenhuma, queremos exaltar a igualdade”, explica. Ela destaca que a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) também foi parceira na elaboração da programação, já que várias escolas da rede pública estão participando da semana, através da mostra de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...