ANO: 24 | Nº: 6085
23/11/2017 Cidade

Museu Dom Diogo recebe exposição contemporânea “Olhar Atento”

Foto: Antônio Rocha

coordenadora do projeto mostra algumas peças que serão expostas
coordenadora do projeto mostra algumas peças que serão expostas

Com o objetivo de apresentar uma nova perspectiva sobre a arte e o bioma Pampa, a exposição “Olhar Atento” será lançada neste sábado, às 11h, na galeria do complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. A mostra é realizada pelo grupo artístico Gralha Azul e promovida localmente pelo Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda/Universidade da Região da Campanha (Fat/Urcamp).
Segundo a coordenadora do grupo, Mara Caruso, a exposição se trata do resultado de um estudo geológico e artístico, feito pelos integrantes do projeto para enaltecer a beleza do bioma Pampa e conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente. Serão expostos 59 trabalhos de 28 artistas, entre integrantes do grupo e convidados.
As obras se tratam de livros-objeto (feitos em formatos diferenciados), livros de artistas (publicações nas quais o artista tem maior controle sobre a aparência final do produto), fotografias, instalações artísticas e paisagens sonoras, feitos em diversas técnicas, como desenho, aquarela, manipulação digital e carimbo.
Conforme as gestoras do Museu Dom Diogo de Souza, Maria Luiza Pêgas e Carmen Barros, a exposição continua na galeria até o dia 26 de janeiro, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 18h. A comissão gestora do museu informa que as visitas nos finais de semana devem ser agendadas pelo telefone (53) 3242-8244 - ramal 250 ou pelo e-mail institucional (museudomdiogo@urcamp.edu.br). De acordo com as gestoras, a exposição se trata de uma representação artística contemporânea, fugindo do olhar tradicional de mostras.


Gralha Azul

O grupo Gralha Azul foi formado em 2009, por artistas do atelier municipal da Prefeitura de Porto Alegre, com o objetivo de refletir sobre o trabalho de livros de artistas e livros-objeto. Os integrantes do grupo viajam por diversos estados e países, promovendo seu trabalho e discutindo sobre a arte contemporânea.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...