MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Regra do voto distrital misto não vai alterar eleições em Bagé

Publicada em 23/11/2017

A legislação que institui o voto distrital misto nas eleições proporcionais, aprovada pelo Senado, não altera o formato do pleito para vereadores em Bagé. A nova regra, que vale para 2020, será aplicada apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores.
O sistema distrital misto, que valerá para a eleição de deputados estaduais e federais, combina o voto proporcional com o distrital. De acordo com a proposta aprovada pelos senadores, o eleitor vai fazer duas escolhas na urna: o candidato de seu respectivo distrito e o partido de sua preferência. A Justiça Eleitoral será responsável pela demarcação dos distritos, que precisam ser geograficamente contíguos. A divisão deve seguir como critério o número de habitantes.
As cadeiras das casas legislativas serão preenchidas primeiramente pelos candidatos eleitos pelo voto distrital. Esgotadas essas vagas, as cadeiras remanescentes serão distribuídas entre candidatos dos partidos mais bem votados. O número de representantes distritais deve corresponder à metade do número de cadeiras de cada circunscrição, arredondando-se para baixo no caso de números fracionários. No caso de um estado com nove cadeiras de deputado federal, por exemplo, quatro serão escolhidos na modalidade do voto distrital.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br