MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Museu Dom Diogo de Souza recebe homenagem do Exército Brasileiro

Publicada em 25/11/2017
Museu Dom Diogo de Souza recebe homenagem do Exército Brasileiro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A manhã de sexta-feira, 24, foi marcada por homenagens. O Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda/Universidade da Região da Campanha (Urcamp) foi agraciado pelo Exército Brasileiro com a medalha comemorativa ao sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança. A solenidade ocorreu com formatura no 3º Batalhão Logístico (3º BLog). As gestoras do Museu, Carmem Barros e Maria Luíza Pêgas representaram a instituição durante a cerimônia. A entrega da medalha foi realizada pelo comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general José Ricardo Vendramin Nunes.
O comandante destacou que a medalha é um reconhecimento ao Museu pela importância do acervo que guarda histórias, passagens e principalmente fatos do Exército. Para a pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Elisabeth Cristina Drumm, a condecoração é um reconhecimento pelo compromisso que instituição possui no resguardo da memória, do patrimônio e da preservação cultural. A pró-reitora destaca, ainda, que o Museu é um laboratório de formação para alunos nas mais diversas áreas do conhecimento.
Durante a solenidade, representantes de instituições e órgãos também foram agraciados com medalha e Honraria Amigo do Exército.


Instituição
O Museu Dom Diogo de Souza recebe, anualmente, cerca de 18 mil visitas, registrando um grande percentual de escolas. A instituição conta com hemerotecas com, aproximadamente, 20 mil volumes (320 tipos de jornais locais a partir da década de 60); fototeca com cerca de 100 mil imagens; reserva de objetos históricos com quase 10 mil peças; biblioteca Tarcísio Taborda com cerca de nove mil exemplares; biblioteca de escritores bajeenses, tendo por volta de 1.200 peças; acervo de documentos de Jorge Reis, Forte Santa Tecla, coleção de moedas numismáticas, entre outros.
O horário de visitação no Museu é das 8h30min às 11h30min e das 14h às 18h, de terça a sexta-feira. Já aos sábados e domingos, a visitação é das 14h às 18h.


Acervo Militar
A instituição cultural compõe, ainda, com um vasto acervo de materiais de militares que exerceram suas funções em Bagé e outras regiões, além de histórias da Revolução de 23, 83, entre outras. O acervo possui medalhas, ordenações, fardamentos, louças, placas, além de documentos e peças do general Emílio Médici e de Aluíso Budó, que os familiares doaram, aproximadamente, 100 peças, entre livros, fotografias, vestimentas, entre outros. Uma sala militar com um acervo militar está em exposição no museu desde o mês de outubro.


Tríplice Aliança

A Guerra da Tríplice Aliança foi o maior conflito armado internacional ocorrido na America do Sul. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai. A Guerra durou seis anos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br