ANO: 25 | Nº: 6312
27/11/2017 Cidade

Curso de Direito realiza júri simulado

Foto: Tiago Rolim de Moura

Pratica Jurídica acontece a cada semestre
Pratica Jurídica acontece a cada semestre

Os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizaram, na sexta feira, um júri simulado para avaliar o caso fictício de uma mulher que matou outra em decorrência de traição. O julgamento, que contou com cerca de 30 alunos, resultou na condenação da acusada a 18 anos de reclusão em regime fechado.
O júri simulado é uma prática realizada através da disciplina de Estágio Supervisionado I – Prática Processual Penal, com orientação do professor Luís Eduardo Sandim Benites, e foi realizado nas dependências do teatro de Belas Artes da Universidade. A atividade faz parte do Núcleo de Prática Jurídica do curso.
Conforme Benites, através dessa dinâmica os acadêmicos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ele explica que todo o processo, inclusive o caso, é desenvolvido pelos acadêmicos. A simulação estimula as competências dos alunos no âmbito processual penal.
O docente salienta que o júri universitário ocorre todos os finais de semestre. Essa, aliás, foi uma das atividades mais bem avaliadas na última inspeção do Ministério da Educação, recebendo a nota máxima, que é cinco. “É um exercício de preparação para as atividades do Ministério Público, advocacia criminal e parte da polícia judiciária”, conta.
Segundo Benites, a Urcamp é uma das poucas universidades que utilizam essa prática de aliar o teórico e o exercício prático com os alunos. 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...