ANO: 24 | Nº: 6058
27/11/2017 Editorial

Tem "foca" na pauta do MINUANO

O Jornal MINUANO publica, a partir de hoje, uma série de seis reportagens elaboradas a partir das pautas elencadas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, do curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A proposta é intensificar a atuação de jovens talentos acadêmicos tanto na produção de conteúdo de um veículo de comunicação impressa de circulação regional, quanto de auxiliar na inserção dos jovens na agenda diária dos acontecimentos de sua comunidade.
As reportagens coordenadas pela professora Cristiane Pereira e editadas pela equipe do MINUANO serão publicadas de segunda-feira até o próximo sábado. Assim, ganha também o leitor, que vai receber abordagens inovadoras ou diferenciadas sobre as temáticas do seu cotidiano. O projeto cumpre com os requisitos da disciplina na sua dimensão avaliativa e de formação profissional, mas também estreita cada vez mais a relação de parceria entre o Jornal MINUANO e curso de Jornalismo, o que justifica sua atuação como jornal laboratório.
Para cumprir com uma pauta jornalística e socialmente relevante, os temas foram debatidos em sala de aula no sistema de pauta aberta, defendido por Nílson Lage. Nesse modelo, os assuntos são trazidos, analisados e escolhidos com a participação efetiva dos repórteres, que são os profissionais que pelo perfil de atuação cotidiana mais se aproximam dos fenômenos diários, mais têm contato com as fontes ou que mais se relacionam pessoalmente com os acontecimentos.
Além da escolha dos temas que iriam responder pelas publicações da semana, a questão da preparação de reportagem também foi contemplada. Por isso, ao longo do semestre, os acadêmicos escolheram profissionais de diferentes setores do Jornal MINUANO para acompanhar durante sua jornada diária. Técnicas de contato, tecnologia utilizada para redação e revisão de originais, fotografia, estilos e diferentes editorias temáticas foram temas desses encontros.
O resultado do projeto, reservamos aos leitores. Começa hoje. Esperamos que vocês gostem.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...