MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lançamento de livro sobre envelhecimento lota complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza

Publicada em 29/11/2017
Lançamento de livro sobre envelhecimento lota complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento reúne diversos profissionais e estudantes

Em uma parceria com a Unicred (cooperativa de crédito), Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Prefeitura de Bagé, foi lançado, na noite de segunda-feira, o livro da jornalista Lena Obst, “O que você vai ser quando envelhecer?”. A autora também realizou uma palestra sobre o tema, que lotou o complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. A abertura contou com um casal do Centro do Idoso, que dançou bolero.
Para o presidente da Unicred – Região da Campanha, Manif Curi Jorge, é uma alegria conseguir unir a universidade, que é polo na região em educação, e a prefeitura, apoiando a iniciativa. “A inserção do cooperativismo é isso. É trazer para a comunidade assuntos que auxiliem todos. Este é o caminho para a construção de uma sociedade melhor”, disse.
A pró-reitora de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, Elisabeth Drumm, explanou sobre o apoio da universidade, pois o tema é importante para todos. “Envelhecer é mutidisciplinar e com esta publicação aborda diversas áreas de conhecimento, como a saúde, educação e finanças, e é um espaço de formação que pode ser ponto de partida para um discussão sobre o tema na região”, destacou Elisabeth, que representou a reitora Lia Quintana no ato.
O secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, destacou que o livro promove a reflexão. “Temos projetos no poder Executivo que buscam orientar sobre este tema com os alunos da rede pública de educação. Envelhecer é um estado de espírito, este livro leva a refletir em pontos que não pensamos”, salientou.

Publicação

O trabalho, fruto de dois anos de pesquisa, foi lançado pela Editora Unisul, em parceria com a Quanta Previdência Unicred e com o Instituto Longevidade, e, segundo a autora, vem no momento em que se discute a reforma da Previdência. “Abordo sobre os idosos que hoje estão vivendo com saúde, economia, conhecimento e afetos (eixos para o bem viver) e que são cada vez mais numerosos e presentes nas ruas, academias de ginástica, salas de cinema e teatro, aeroportos, áreas de lazer e uma fatia diferenciada do mercado de trabalho”, destacou Lena.
A jornalista comentou que o trabalho não tem um público-alvo, e sim é direcionado para todos. “Tenho, no livro, depoimentos, entrevistas e artigos de diversas personalidades e celebridades, como Carlinhos Brown, Ana Botafogo e Alexandre Garcia. Fiz uma grande matéria jornalística neste livro, que é para todas idades, e ainda brinquei com o tema (O que você vai ser quando envelhecer?). Acho que é uma abordagem que visa também fazer com que os governos e entidades se planejem e se preparem para esses novos velhos”, disse a escritora.
A publicação reúne, também, fotografias de colegas da autora que busca mostrar a longevidade prazerosa. “É um momento oportuno de falar neste tema, pois está aí uma nova reforma previdenciária e temos que observar que o Brasil não está preparado para tudo novo que está acontecendo, os outros países desenvolvidos se prepararam muito antes, sendo mais fácil organizar a questão da longevidade”, argumentou a jornalista.
Na palestra, Lena apresentou dados sobre a longevidade, alertando que, a cada novo ano, cerca de 650 mil brasileiros chegam aos 60 anos de idade. Mas se engana quem pensa que parar de trabalhar e se aposentar estão nos planos desta parcela da população. Os chamados novos velhos são economicamente ativos e desfrutam de saúde para aproveitar os anos que ainda os aguardam. Hoje, são responsáveis por uma nova evolução de costumes e vêm mudando a forma de encarar a vida. Mantêm-se participativos e desempenham papéis protagonistas na família e na sociedade. São também consumidores desejados nos mais diversos setores de produtos e serviços, movimentando a economia por onde passam.
Dicas de saúde e bem-estar, planejamento financeiro, cuidados com os relacionamentos e convívio social, preparação das cidades para o acolhimento dos idosos, os desafios da economia da terceira idade e a busca da felicidade são alguns dos tópicos abordados na edição. Além disso, a obra reúne depoimentos de personalidades de destaque no país que aceitaram o desafio de responder a pergunta título do livro. Entre eles, Alexandre Garcia (jornalista), Almir Sater (violeiro, cantor e compositor), Ana Botafogo (bailarina), Arnaldo Antunes (cantor e compositor), Bruninho (levantador ouro olímpico do vôlei), Carlinhos Brown (cantor, percussionista e artista plástico), Isadora Faber (criadora da Fan Page e da ONG Diário de Classe) e Nelson Motta (escritor, produtor musical e teatrólogo).
Com essa visão, as 220 páginas do livro mostram que a chegada dos 60 anos pode até trazer apreensões, mas também traz o desejo e a possibilidade de aproveitar o momento para realizar sonhos que ficaram esperando no decorrer dos anos em que o trabalho, a produção e a criação dos filhos estavam no topo da lista de preocupações.


BOX
Curiosidades
* Em três décadas (1980 a 2010), os brasileiros conquistaram mais 11 anos na linha do tempo e a expectativa de vida ao nascer passou de 64 anos para 75,5 anos, na média, entre homens e mulheres;
* Hoje, são cerca de 23,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos de idade, correspondendo de 11 a 13,7% da população, dependendo da região do país;
* 89% da população acredita que a melhor coisa da terceira idade é a experiência de vida;
* Já a maior preocupação é com a saúde, que envolve 77% da faixa etária;
* Também 77% consideram que o envelhecimento é motivo de orgulho;
* 35% desejam viver de 76 até 85 anos;
* E 23% desejam viver de 86 até os 120 anos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br