ANO: 25 | Nº: 6353
01/12/2017 Cidade

Santa Casa de Bagé e hospital da Colônia Nova podem aderir ao Funafir

Foto: Arquivo JM

Instituição foi pré-habilitada  a receber recurso
Instituição foi pré-habilitada a receber recurso

Uma resolução do governo do Estado pré-habilitou, nesta semana, a Santa Casa de Caridade de Bagé e o Hospital da Colônia Nova, em Aceguá, para adesão ao Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados e Públicos (Funafir), operado pelo Banrisul. A linha de crédito disponibiliza condições facilitadas para as instituições com o objetivo de apoiar a recuperação financeira e a melhoria da qualidade dos serviços. O valor pode ser usado para pagamento de salário, quitação com instituições financeiras e compromissos com fornecedores.
As instituições ainda não sabem o valor disponível. Conforme o provedor da Santa Casa de Bagé, Airton Lacerda, a quantia disponibilizada pelo Funafir depende da receita mensal da entidade e de acordo com o enquadramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele informa que o máximo do comprometimento de cada parcela mensal fica limitado até 35% da receita.
Lacerda ressalta que a Santa Casa possui outros financiamentos, comprometendo a verba da contratualização, por isso será realizada uma análise, para encaminhar, na próxima semana, um pedido de avaliação ao Ministério da Saúde, solicitando a margem do valor que pode ser comprometido pelo hospital.
No Hospital da Colônia Nova, o último empréstimo realizado através do Funafir foi em 2015. De acordo com o administrador, Leandro Boschmann, a instituição também não sabe o valor que será disponibilizado. O hospital, segundo o administrador, irá utilizar a verba para custeio, visto que já foi quitada uma parcela do 13º salário. “O empréstimo oferece um prazo de carência para o pagamento”, enfatiza.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...