MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé registra bom resultado no índice de controle do vetor da dengue

Publicada em 02/12/2017
Bagé registra bom resultado no índice de controle do vetor da dengue | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fiscalização é intensificada durante o verão

Bagé alcançou um resultado positivo no Levantamento rápido de infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), ou Mapa da Dengue, realizado pelo Ministério da Saúde, em ação conjunta com estados e municípios. O Índice de Infestação Predial (IIP) da cidade, medido a partir das análises de dados apresentados à pasta, foi classificado como satisfatório (o mais baixo da escala). O coordenador da Vigilância Sanitária do município, Marcelo Inchauspe, destaca, porém, que mesmo com o resultado otimista, a Rainha da Fronteira não está totalmente fora de risco.
O levantamento foi realizado em 3.946 cidades brasileiras e apontou que 357 municípios estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Inchauspe conta que Bagé participou do processo com coletas realizadas três vezes, em 25% dos imóveis da cidade. “É uma forma de dar uma visão geral da situação de cada município. Através desses dados é calculado quanto cada cidade irá receber para ações de combate ao mosquito”, explica.
O coordenador relata que até o momento foram identificados 246 focos do mosquito no município. Os bairros com maior incidência são Mascarenhas de Moraes, Getúlio Vargas, Centro e Jardim do Castelo. Por isso é necessário que os moradores sigam em alerta, já que a cidade não está fora de risco, apenas com situação controlada. “Este bom resultado é um reflexo do trabalho em conjunto da Vigilância, Exército e da população, que está mais consciente e colabora com as ações”, destaca.


Mapeamento

O mapa é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle.
As atividades da Vigilância Sanitária devem ser intensificadas no verão, época de maior incidência de casos, já iniciando no próximo dia 8, Dia D de mobilização contra o mosquito. A ação deve se estender até janeiro de 2018, mobilizando os governos federal, estaduais e municipais para promoverem ações de limpeza nas cidades, em casas, estabelecimentos privados e órgãos públicos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br