ANO: 26 | Nº: 6588
02/12/2017 Cidade

Curso de Farmácia da Urcamp realiza simulação de atendimento

Foto: Antônio Rocha

Estudantes interagem durante atividade
Estudantes interagem durante atividade

Para finalizar as avaliações do semestre, acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizaram uma dinâmica de simulações de atendimento a problemas de saúde. A ação, realizada no Teatrinho da Urcamp, na noite de quinta-feira, integra a cadeira de “Assistência e Cuidados Farmacêuticos”, ministrada pela professora Ana Paula Simões Menezes.
Conforme a docente, a atividade é organizada a partir da entrega de protocolos clínicos, apresentando problemas menores de saúde, os quais o farmacêutico tem propriedade para orientar os pacientes sobre os medicamentos isentos de prescrição.
Com base nos conhecimentos dos problemas de saúde e da história da medicação do paciente, os acadêmicos, divididos em grupos, devem simular uma situação de atendimento, interpretando os papéis de farmacêuticos e pacientes.
Ana Paula explica que a simulação tem como objetivo incentivar o raciocínio clínico e comunicação (verbal e não verbal) dos acadêmicos, além de proporcionar que achem alternativas para resolver problemas relacionados aos medicamentos e prestem orientação farmacológica.
A docente informa que a simulação realística de problemas de saúde está dentro da proposta do curso, que busca sempre utilizar metodologias ativas para facilitar a aprendizagem do aluno dentro das práticas farmacêuticas.
O acadêmico do 6º semestre, Jaizor Jonco, 35 anos, conta que os scripts montados com a professora tornam didática a atividade. O estudante avalia a dinâmica como uma metodologia de ensino diferenciada, que dá a perspectiva do ambiente real de uma farmácia aos alunos. “Isso nos prepara a tomar um procedimento correto para a saúde da pessoa que procurar auxílio conosco”, declara.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...