MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei de Bagé que proíbe comercialização de amianto é constitucional

Publicada em 02/12/2017
Lei de Bagé que proíbe comercialização de amianto é constitucional | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Legislação que restringe o material na cidade é semelhante à norma de São Paulo, julgada pelo STF

Um julgamento concluído pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira, 30 de novembro, manteve o efeito das leis que restringem o uso do amianto. Em Bagé, as restrições de comercialização foram estabelecidas em 2001, por meio de uma legislação municipal específica, cuja constitucionalidade não pode mais ser questionada judicialmente.
O STF julgou três ações (contra uma norma municipal de São Paulo, uma lei estadual de Pernambuco e uma do Rio Grande do Sul), ajuizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI). Em todos os casos, a entidade alegava que as leis invadiam a competência legislativa da União ao tratarem sobre normas gerais de produção, comércio e consumo de produtos à base de amianto.
O plenário da Corte declarou a inconstitucionalidade do artigo da lei federal que autorizava a extração, industrialização, comercialização e a distribuição do uso do amianto na variedade crisotila no país. Votaram neste sentido os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.
A legislação de São Paulo avaliada pelo STF, em vigor desde março de 2001, é muito semelhante ao texto em vigor na Rainha da Fronteira, que vigora desde junho do mesmo ano. A norma de Bagé autoriza o Executivo a fiscalizar o comércio e obras, exigindo, por exemplo, a expedição de documentos de controle. A lei também prevê multa para casos de descumprimento.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br