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Centro de Ciências Sociais Aplicadas apresenta resultados práticos do projeto Cidadania Plena

Publicada em 04/12/2017
Centro de Ciências Sociais Aplicadas apresenta resultados práticos do projeto Cidadania Plena | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Resultados do projeto foram apresentados na sexta-feira

Os resultados das ações práticas de extensão do programa Cidadania Plena foram apresentadas no final da tarde de sexta-feira, no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A proposta interdisciplinar envolveu professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo da instituição, que desempenharam projetos de ensino nos quais são previstas ações diretas para a melhoria de vida da comunidade bajeense.
A coordenadora do projeto e diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Marilene Vaz, explica que a proposta surgiu da necessidade de ampliar as ações de interdisciplinaridade. A ideia nasceu em fevereiro deste ano, mas só foi posta em prática no segundo semestre, já que durante o primeiro semestre o projeto ganhou contornos após definição das de cada área cadeiras que seriam mobilizadas. "Os professores trabalharam em sala de aula com as disciplinas de ênfase do assunto do projeto. Somente no segundo semestre é que as ações práticas foram realizadas junto à comunidade", conta.

Ao todo, os cursos desenvolveram cinco trabalhos. Do curso de Administração nasceu o projeto "Educação Empreendedora e Financeira", coordenado pela professora Rita Luciana Saraiva Jorge, tendo como público-alvo estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Mallet.
Do curso de Ciências Contábeis foram desenvolvidos dois projetos. Sob coordenação do professor Marcus Vinícius Chaves, "Aprendendo a lidar com dinheiro" foi o primeiro. O segundo, Práticas Licitatórias, foi desenvolvido pelos estudantes sob a tutela do professor Jesus Oliveira.
Os acadêmicos de Jornalismo, coordenados pela professora Cristiane Pereira, desenvolveram um jornal comunitário com estudantes da Escola Municipal Pérola Gonçalves, buscando o esclarecimento da comunidade do entorno, tornando-as protagonistas no processo de comunicação. A atividade rendeu ainda um radiojornal e um minidocumentário, que será apresentado à comunidade escolar durante esta semana.
O curso de Direito foi o que mais desenvolveu projetos para o programa interdisciplinar, começando com o "Viva Legal resgatando a cidadania", coordenado pelo professor Tibério Base de Melo. O segundo projeto foi "Rede de Cidadania Plena", que buscou instrumentalizar a comunidade em situação de vulnerabilidade social, tendo a professora Lourdes Helena Martins da Silva como responsável. O terceiro, coordenado por Vilmar Pina Dias, intitulado "Relações de Consumo", busca estimular a pesquisa sobre as relações de consumo e capacitar os cidadãos para a educação do consumo consciente.
Além de interdisciplinar, o Cidadania Plena também teve caráter intermunicipal, já que o quarto projeto do curso de Direito envolveu o município de Aceguá. O "Desenvolvimento das Áreas da Fronteira Brasil/Uruguai (cidades-gêmeas Aceguá BR e Aceguá UY)". Sob a coordenação do professor Jorge Luiz Sant'Ana dos Santos, os estudantes estreitaram o contato com o desenvolvimento dessas comunidades em questões como direitos trabalhistas e previdenciários, levando em conta suas peculiaridades de cidades fronteiriças e gêmeas. O último projeto do curso de Direito foi organizado pelo professor Rafael Bueno da Rosa Moreira, denominado "Violência contra a criança e o adolescente", e buscou contribuir para a promoção de direitos humanos e enfrentamento à violência familiar.
"É maravilhoso ver nossos professores e alunos engajados nesses trabalhos que trazem retorno para os dois lados, para a comunidade, que conta com os serviços desempenhados através dos projetos, e para os alunos, por colocarem em prática a teoria de sala de aula", destaca Marilene.
A diretora do CCSA informa que o projeto já está integrado ao calendário da universidade e será desenvolvido anualmente.

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